A jornada do autoconhecimento

25/04/2021 às 19:07 Dicas

A jornada do autoconhecimento

Já percebeu que se fala muito hoje em dia do autoconhecimento? Mas como, de fato, dar início à jornada de conhecer a si mesmo?

A antiga frase “conhece-te a ti mesmo” parece estar cada vez mais atual. Com o aumento de desafios da modernidade, o ser humano tem sido levado a buscar alternativas dentro de si mesmo. A sociedade moderna é um exemplo claro de que tentar preencher lacunas internas com coisas externas não funciona. Por isso, diante de cada situação desafiadora, muitos indivíduos não veem mais lógica em responder a partir dos modos “normais” ou já conhecidos às dificuldades.

As influências e linhas de pensamento que vêm apontando para a necessidade do autoconhecimento são muitas, mas será que o autoconhecimento é mesmo uma prioridade do homem moderno?

Autoconhecimento

O autoconhecimento ou conhecimento de si mesmo é uma espécie de investigação do próprio “mundo interno”. Através da tomada de consciência de si mesmo a cada momento, o autoconhecimento nos permite desenvolver a imagem que temos de nós mesmos. Esta imagem pode estar mais ou menos alinhada à realidade, na medida em que nos conhecemos. 

É uma ferramenta de crescimento pessoal e um investimento em si. A partir dele, é possível estabelecer conexões mais verdadeiras em direção a se sentir mais realizado e vivo, bem como recusar oportunidades que não condizem com os valores e princípios pessoais. É através dele que conseguimos nos atualizar, conforme tomamos mais e mais consciência de nós mesmos.

Isso não significa olhar apenas para dentro, para os pensamentos, sentimentos e sensações, mas como e por quê elas acontecem em relação a cada situação de vida.

Por esse motivo, não raro nas pesquisas internas e conversas consigo mesmo, o sujeito encontra a necessidade de buscar se tornar melhor, ou seja, se realizar e se levar a realizar algo que o permita ser sujeito de si próprio, autônomo, independente e fortalecido.

Velocidade

O conhecimento de si próprio se diferencia do conhecimento das coisas externas pois este vem de imediato, não depende de evidências ou validações externas para se tornar real ou válido. O autoconhecedor é alguém que passa a se interessar pela introspecção após perceber esses fluxos de informações que surgem instantaneamente dentro de si.

Muitas pessoas comentam: “Eu deveria ter ouvido a minha intuição!”, na realidade, estão se referindo a ouvirem a si mesmas. Uma ideia, uma vontade, uma impressão são informações pessoais, não fornecidas por mais ninguém. Ou seja, você conhece os próprios pensamentos de uma maneira que os outros usualmente não conhecem, e esse acesso privilegiado de informações é o que marca a autoridade do indivíduo, já que o que este sujeito diz com sinceridade tem mais força do que alguém que diz sobre algo que outro alguém pensa.

Métodos

O autoconhecimento pode acontecer de forma natural através dos acontecimentos da vida, a partir dos quais a pessoa vai se deparando consigo mesma e avaliando suas manifestações. A soma das experiências de vida e dos hábitos vão dando pistas para o indivíduo de quem ele é. Também pode acontecer de forma intencional, através de autorreflexões acerca das escolhas, motivações e decisões tomadas, ou por intermédio de um terapeuta. E, por último, pode acontecer de forma “acidental”, na qual uma situação de vida muito conflitante chama o indivíduo a atentar-se para a própria vida, para “ver o que está acontecendo” e por que especificamente com ele, naquele momento.

Não existe um método único ou “correto” de iniciar o autoconhecimento. No entanto, algumas atitudes podem ajudar a entrar nesse fluxo de forma consciente:

Atente-se às suas vivências e experiências

Seja curioso a respeito do que acontece com você, interna e externamente. Questione-se sobre o porquê das situações com que você se depara de forma de entender o que está acontecendo e como está reagindo. 

Mantenha um autocontato

Ouça seus pensamentos, acolha suas emoções e perceba suas sensações corporais diante de cada situação, mesmo as não-desafiadoras. Mantenha um contato consigo próprio, esteja presente dentro de si e seja testemunha do que se passa nesse mundo.

Faça um mapeamento

Uma ótima forma de se conhecer é manter um diário sobre si mesmo. Não há coisa certa para escrever, apenas o que der vontade ou passar na cabeça. Com o tempo, é possível enxergar pensamentos e sentimentos frequentes, e mapear como foram as reações a eles. Depois disso, fica o convite para a mudança, caso seja de interesse do autoconhecedor!

Saúde e liberdade

O autoconhecimento é uma conquista pessoal constante, que traz saúde e liberdade ao indivíduo. Ao passo que consegue vivenciar essa liberdade dada por suas percepções próprias, o sujeito passa a ter mais confiança em si e passa a se interessar por saber mais.

Interpretação

Para conhecer a si próprio, o indivíduo precisa interpretar as informações acessadas. Diversas condições podem afetar a maneira como o indivíduo olha para uma situação, e é importante entender que quanto mais nos aprofundamos no autoconhecimento, mais encontramos a necessidade de reavaliar interpretações antigas, muitas vezes, acerca dos mesmos fatos.

Olhar externo

Se conhecer não significa deixar de levar em consideração percepções alheias. Muitas vezes a opinião do outro pode dar pistas acerca do que precisa ser melhor conhecido em si mesmo. Iniciar o autoconhecimento por meio de uma psicoterapia, por exemplo, é uma forma de se conhecer através da escuta ativa do psicólogo. Não é raro que, durante as sessões de terapia, a pessoa ouça a si mesma falando sobre uma situação, manifestando uma opinião que não conhecia que tinha.

Crescimento pessoal

O autoconhecimento tem diversos benefícios, e muitas pessoas investem em si para conseguir atingir seus objetivos de vida. Não há nada de errado em iniciar o processo de autoconhecimento visando seus benefícios, pelo contrário: eles podem ser o elemento motivador para a transformação pessoal!

Autodescoberta

Justamente por ser um caminho único, cada indivíduo descobre a sua forma de se manter curioso a respeito de si próprio e sabe em qual velocidade quer entender o que se passa consigo e escolher por uma transformação. Não se compare, vá no seu ritmo e apenas entre nessa se for algo que você almeja.

E você, considera que conhece a si mesmo? Qual caminho ou técnica utiliza para conhecer-se ativamente?

Aqui no ALIVIA MENTE você encontra os melhores profissionais para a ansiedade e depressão.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados