O que é logoterapia?

27/08/2021 às 20:06 Dicas

O que é logoterapia?

Há milênios os seres humanos buscam entender suas aflições e procuram métodos para aliviar as dores não só do corpo, mas também da alma, ou seja, da famosa saúde mental. Você conhece a logoterapia? Dá uma olhada nessa abordagem terapêutica!

O que é logoterapia?

A logoterapia é uma abordagem de caráter multidisciplinar com base fenomenológica, existencialista e humanista com foco no auxílio da busca de sentido, motor das movimentações humanas, desenvolvida por Viktor Emil Frankl no início do século 20.

A logoterapia concebe uma visão de homem distinta das demais concepções psicológicas de sua época ao propor a compreensão da existência mediante fenômenos especificamente humanos e a identificação de sua dimensão corpóreo-psíquico-espiritual.

Usando o método do fenômeno, a logoterapia não se preocupa com as aparências das experiências, mas como a experiência se apresenta sendo vivida pelo sujeito. Frankl defende que a humanidade carece de sentido para viver, uma espécie de vontade que faça sentido, diante de um mundo que possa parecer aleatório diante dos olhares racionais da modernidade.

História e desenvolvimento

A logoterapia chegou até receber outro nome, psicoterapia do sentido, e propõe a compreensão da existência através dos fenômenos humanos. Na época, surgiu em concomitância com outras abordagens, tais como a psicanálise e a psicologia individual. A logoterapia se opõe a elas dizendo que o fator que movimenta os humanos não é nem a vontade de prazer, como apontou Freud, e nem a vontade de poder, como apontou Adler, e sim o que movimenta os humanos é a vontade de sentido.

A vontade de sentido

A vontade de sentido é orientada para uma realização de sentido, ou seja, promove uma razão para a felicidade. Assim, procura-se uma razão para ser feliz, assim como uma responsabilidade para o ser humano, o que Frankl marcava como um dever-ser, “A preocupação com um equilíbrio interno, numa perene busca pela cessação de tensão, como objetivo maior da gratificação dos instintos e da satisfação das necessidades, constituindo-se, assim, o fim de toda atividade que envolva a vida”, aponta. Nesse sentido, a logoterapia se mostra pela análise da experiência com base na motivação humana frente à liberdade, responsabilidade e encontro com sentido de vida, gerando a consciência de o homem ser responsável por si.

Método de análise

Considera que uma das saídas possíveis da terapia é a condição de resiliência do sujeito, ou seja, uma adaptação positiva do homem em resposta às adversidades, as quais possibilitam ao homem superar-se, considerando o sofrimento como parte da estrutura humana. Partindo desse princípio, Frankl aponta que deve ser analisado cada humano a partir de sua singularidade e não partir da pluralidade, pois varia de cada um o seu sofrer como humano, que é único, singular e original. É importante salientar que Frankl menciona que existe um “sofrer” humano para além das enfermidades humanas, ou seja, trata-se da condição humana que se insere na essência e sentido de vida.

Quando o ser humano perde seus sentidos de vida, Frankl relata que as pessoas sentem como não tendo o suficiente para viver, já que não conseguem viver a vida com sentido.

Encontrando o sentido

Esse sentido radical pode ser encontrado pela própria pessoa, não simplificando ao dizer que a resposta estaria dentro dela, mas com que ela pode ser responsável por ela mesma, em suas experiências mais diversas. Ele aponta que doença e sofrimento não são iguais, há como sofrer ser doente, diante das atualidades da cultura, e o mais preocupante é aquele que não sofre, nem com suas mudanças próprias. Deixando claro que o aparecimento de enfermidades, nem traz obrigatoriamente o empobrecimento do sentido da existência consigo. Ao contrário, o autor aponta que a vida é sempre algo pleno de sentido. Pode inclusive significar um ganho existencial. Justificando a relação com a resiliência, pois o homem pode conseguir avançar para além das suas dificuldades, quando encontra um sentido para ir adiante.

Resiliência na logoterapia

A resiliência é entendida como a inteligência emocional de enfrentar as situações, agregar habilidades e sair fortalecido pela experiência inédita. A resiliência pode ser definida como uma adaptação positiva em resposta a determinada diversidade; de superação e aquisição de qualidade de vida. Significa não apenas aguentar uma atrocidade, mas comprometer-se com uma nova dinâmica de vida.

Na logoterapia, o termo resiliência é usado como fator protetor do psiquismo e de transformação de certos comportamentos em novas atitudes. Nesse processo, a resiliência pode ajudar a pessoa a encontrar motivos que facilitem uma descoberta de novos valores, além da dor, descolando o seu foco para as possibilidades de superação e em suas potencialidades no ambiente que vive. A logoterapia estuda as situações específicas dentro da esfera de experiências do sujeito, sem negar ou omitir os conflitos, evidentes em sintomas somáticos ou psicológicos. Considerando o sentido como centro motivador do humano, a logoterapia auxilia na busca de si, em sua experiência de vida, tornando-o mais responsável e consciente.

E você, ficou interessado em experimentar novas abordagens em saúde biopsicossocial? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!

Referências:

ANDRADE, C.J. Viktor Frankl: o sentido da logoterapia e sua atualidade contextual. 2017;21(21-22).

MOREIRA, N. & HOLANDA, A. Logoterapia e o sentido do sofrimento: convergências nas dimensões espiritual e religiosa. Psico-USF. 2021;15(3).

KROEFF, Paulo. Logoterapia: uma visão da psicoterapia. Rev. abordagem gestalt. 2011;17(1).

SANTOS, David Moises Barreto dos. Logoterapia: compreendendo a teoria através de mapa de conceitos. Arq. bras. psicol. 2016;68(2).


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados