O que é saúde biopsicossocial?

29/04/2021 às 16:43 Dicas

O que é saúde biopsicossocial?

O conceito de saúde vem mudando ao longo do tempo e novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para atender as demandas da modernidade. Novos paradigmas passaram a olhar o ser humano de forma integral, mas você sabe o que é a saúde biopsicossocial?

Modelo biomédico

O modelo biomédico de atuação na saúde busca tratar as doenças a partir de uma avaliação da funcionalidade das diferentes partes do corpo humano. Derivado da ciência positivista, esse modelo foca no corpo e não leva em consideração a relação com a mente, a qual hoje já se sabe que desempenha forte contribuição tanto para doenças, quanto para a saúde.

É um modelo que vem sendo discutido desde o século XIX e tem sido o modelo predominante usado por médicos no diagnóstico de doenças. Entre suas características, estão:

  • Individualismo: modelo individualista;
  • Curativo: foco na cura;
  • Centrado na figura do médico;
  • Especialista: cada profissional é especialista em uma área;
  • Fragmentado: as partes nem sempre se conversam;
  • Hospitalocêntrico: foco no tratamento de doenças onde o hospital é o principal local de concentração da ajuda.

De acordo com esse paradigma, a saúde seria a ausência de doença, dor ou defeito, o que tornaria a condição humana saudável. Tem um foco nos processos físicos, como a patologia, a bioquímica e a fisiologia de uma doença, e não leva em conta o papel dos fatores sociais ou subjetividade individual.

Relação mente e corpo

A relação mente e corpo é um problema filosófico tratado há alguns séculos. Algumas linhas do pensamento humano tendem a achar que a mente e o corpo são duas substâncias diferentes. Outras dizem que a mente e o corpo são, na realidade, uma única substância. Alguns veem que ambos são parte da matéria, enquanto outros apoiam a ideia de que ambos estão situados na mente. De qualquer forma, o ser humano percebe que existe uma relação entre a mente e o corpo, e que ambos podem se afetar mutuamente.

A ciência vem buscando entender como a mente afeta o corpo humano, principalmente no desenvolvimento de doenças mentais e físicas.

O que é saúde biopsicossocial?

O modelo ou paradigma biopsicossocial, por outro lado, é um conceito amplo que tem por objetivo estudar a causa ou o desenvolvimento de doenças por meio de fatores biológicos (genética, por exemplo), fatores psicológicos (estados de humor, personalidade, comportamento) e fatores sociais (cultura, família, classe socioeconômica). É um modelo que se contrapõe ao modelo biomédico, o qual atribui a doença apenas a fatores biológicos como vírus, genes ou anormalidades físicas. O modelo biopsicossocial abrange disciplinas que vão desde a medicina, psicologia e sociologia, entre outras.

Este modelo possui enfoque em três fatores principais:

  • Fator biológico: busca compreender como a causa da doença acontece em relação ao organismo do indivíduo;
  • Fator psicológico: procura de potenciais causas psicológicas para um problema de saúde;
  • Fator social: investiga os diferentes fatores sociais e seu impacto em doenças, como a cultura e as relações interpessoais.

Neste modelo, é ideal que os profissionais atuem em conjunto, buscando avaliar a relação entre a mente e o corpo, bem como com seu contexto social de uma maneira humanizada. Busca-se resgatar dimensões humanas no cuidado à saúde, onde a subjetividade e o cuidado são os elementos essenciais. Não há como falar de humanização sem tratar dos aspectos emocionais e afetos que integram as experiências de vida.

Mudança de Paradigma

É preciso salientar que essa mudança de um paradigma para outro envolve uma série de ações e práticas de adequação tanto na formação dos profissionais, quanto das metodologias para o desenvolvimento de profissionais que já se insiram nos serviços de saúde com uma nova mentalidade.

Essa mudança de paradigma envolve ver o tratamento como um cuidado, já que tratar pressupõe um diagnóstico, enquanto cuidar viria de uma forma ampliada de ver o sujeito alvo dos cuidados. Esse cuidado teria como seu principal foco a relação com o sujeito e não com a sua doença ou parte do organismo. A maneira do indivíduo se relacionar e expressar, por exemplo, suas dores são levadas em consideração no cuidado, a partir desse olhar biopsicossocial da saúde.

A mudança de paradigmas envolve ressignificações nos significados de saúde, doença, cura, tratar, cuidar, bem como noções de saúde coletiva, comunidade, controle social, avaliação, corpo, culturas, saberes populares e especializados, participação e cooperação.

Prática

Na prática, o modelo de saúde biopsicossocial atua na reconstrução de sentidos a respeito de si, do outro e do mundo, isso inclui as noções de saúde, doença, qualidade de vida e autonomia.

A técnica do cuidado passa a ser a escuta compartilhada entre terapeuta e paciente, em conjunto com a reflexão visando promover uma participação mais ativa na produção de sua saúde e maior protagonismo em relação aos aspectos pessoais e sociais. É uma forma de incluir o paciente na jornada de seu cuidado, a partir da qual ele pode se tornar co-responsável pelos resultados obtidos.

A relevância da emocionalidade para os processos de desenvolvimento humano, incluindo o processo de promoção da saúde, permite pensar como as abordagens terapêuticas podem potencializar as ações nos diferentes momentos assistenciais à saúde.

Terapias Integrativas e Complementares

A inserção das terapias integrativas e complementares nos serviços de saúde é um reconhecimento da importância da relação mente-corpo para a saúde. Dentre as diversas áreas terapêuticas que, além das integrativas e complementares, que buscam aplicar essa visão integralista do ser humano, podemos citar a floralterapia, a constelação familiar e o reiki.

São visões que buscam cuidar de outras áreas do ser humano que nem sempre são reconhecidas como válidas por não se encaixarem na visão biomédica desse cuidado.

Venha conhecer um de nossos profissionais com essa visão abrangente e integral do ser humano! Consulte um terapeuta floral ou hipnólogo aqui no Aliviamente e veja em você os resultados dessa noção mais ampliada de saúde!

 

Referências:

CASTANEDA, L. O cuidado em saúde e o modelo biopsicossocial: apreender para agir. CoDAS. 2019;31(5).

PEREIRA, T.T.S.O. et al. O cuidado em saúde: o paradigma biopsicossocial e a subjetividade em foco. Mental. 2011;9(17).


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados