Equipe multiprofissional e interdisciplinar: quais as diferenças?

29/04/2021 às 10:27 Dicas

Equipe multiprofissional e interdisciplinar: quais as diferenças?

Nesses novos tempos, tanto a noção de saúde quanto os procedimentos de cuidados em saúde e doença tem mudado. Pensa-se nos serviços de saúde a partir da integração das dimensões biopsicossociais, ou seja, biológicas, psicológicas e sociais. Esses cuidados também precisam ser pensados tanto no âmbito individual, familiar e de comunidades, e os modos de agir e interagir com as necessidades de saúde dessas pessoas precisam ser reformulados.

Pensando em saúde

Para uma atenção e cuidado integral de pessoas e comunidades, foi importante a reorganização do processo de trabalho dos profissionais de saúde em equipes multiprofissionais, pensando no processo de tratamento a partir de uma visão mais integrativa do ser humano, que não pode ser reduzido à partes a serem avaliadas separadamente, mas em um trabalho conjunto dentro de equipes multiprofissionais.

Para compor uma equipe em saúde é preciso que os profissionais repensem as relações de poder e dos conteúdos já instituídos. O trabalho deve superar a inércia da burocracia de serviços principalmente públicos de saúde, saindo da divisão vertical de trabalho para uma visão horizontal e cooperativa, que acarreta melhor resolubilidade no trabalho.

O que é equipe multiprofissional?

As palavras “multiprofissional” e “multidisciplinar” são formas de equipes de trabalho com base na atuação de múltiplas disciplinas, múltiplos profissionais, atuando com foco em uma mesma demanda.

Seu trabalho consiste numa modalidade de trabalho coletivo que se configura numa relação recíproca das múltiplas intervenções técnicas e na interação dos agentes de diferentes áreas profissionais. É através da comunicação que se articulam as ações multiprofissionais que são, inevitavelmente, cooperativas. Basicamente, a equipe multiprofissional de saúde traz variadas disciplinas de atendimento à saúde reunidas para a assistência de um determinado problema de saúde. É preciso que cada profissional, em sua função específica, esteja disposto a cooperar a partir do reconhecimento de que o trabalho em equipe é efetivo quando os profissionais estão dispostos a se ajudar na assistência prestada, principalmente nos momentos de dificuldade, para diagnóstico diferencial e para estudos de caso. É uma atuação em que cada profissional possui um interesse e curiosidade pela área de seu colega, que entenda sua relevância e potencial, para que cada um exponha suas ferramentas de trabalho, suas teorias, seu entendimento dos casos, permitindo ao outro colega a mesma oportunidade de exposição.

O foco da equipe multidisciplinar

A equipe multidisciplinar possui foco no trabalho cooperativo, que pressupõe solidariedade e confiança. A partir dessa perspectiva, cabe a cada profissional reavaliar sua visão do processo em trabalho para pensar no trabalho em equipe de modo integrado, buscando possibilidades de desenvolver a sua prática de modo mais completo.

Esse cuidado multiprofissional é calcado na contribuição de diversas áreas profissionais que sejam capazes de conhecer e analisar as demandas a serem assistidas, já que demandas que possuem múltiplas dimensões não podem ser alvo de ações de saúde isoladas de um único agente, necessitando-se da composição de profissionais de diferentes áreas focados em uma mesma demanda, atingindo os diversos impactos de cada demanda..

Quando profissionais de uma mesma área se reúnem para atender a um único foco específico, por exemplo, atender demandas especializadas em doenças cardíacas, chamamos esse tipo de equipe de interdisciplinar, por integrar os saberes de diversas profissões na assistência integrada.

Equipe interdisciplinar

A equipe interdisciplinar se define pelo grau de integração entre as disciplinas e a intensidade de trocas entre os especialistas, troca a partir da qual todas as disciplinas saem enriquecidas. Não é somente o empréstimo de elementos de outras disciplinas, mas comparar, julgar e incorporar esses elementos na produção de uma disciplina terceira.

Para que a equipe interdisciplinar exista e funcione, é necessário que os profissionais invistam seus esforços para transformar as práticas cotidianas na construção de novas formas de saber. A interdisciplinaridade traz criatividade para as equipes, que não ficam segmentadas na aplicação de seus recursos. São equipes cuja atuação é dialogada e as decisões são tomadas em conjunto.

No estabelecimento da equipe interdisciplinar, pode ser encontradas algumas dificuldades como:

  • A tradução positivista e biocêntrica: cujo foco é uma saúde baseada no funcionamento do organismo e na redução do indivíduo em partes;
  • Os espaços de poder: relações verticais nas quais uma área profissional se sobrepõe a outra;
  • A falta de comunicação entre as equipes e instituições: a centralização das demandas de trabalho em uma única área do saber, ao modo da medicina.
  • Dificuldades próprias da interdisciplinaridade: como colocar em prática os conceitos, métodos e práticas interdisciplinares e novas entre as disciplinas para atingir um resultado efetivo.

O objetivo da equipe interdisciplinar é de criar um paradigma mais abrangente que supere a dominação do campo da saúde pele modelo biomédico e as concepções reducionistas da visão sobre o ser humano. Leva, inevitavelmente, a uma visão estratégica do ambiente e do contexto em que vive o indivíduo e busca suprir as necessidades de saúde a partir dessa visão.

Podemos dizer que a visão interdisciplinar critica a visão de saúde fragmentada, reducionista e especialista do antigo modelo biológico de saúde para uma atuação a partir da integração bio-psico-social. É a superação de um modelo centrado na doença para outro, centrado na saúde, a partir da articulação de diferentes saberes e campos de conhecimento. Também resulta da articulação entre ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação na saúde, levando em consideração as necessidades individuais e sociais ou coletivas, tanto para a sua concepção da produção de saúde e doença, quanto na definição das estratégias de intervenção.

Qual a diferença entre equipe multidisciplinar e interdisciplinar?

Na prática, a diferença entre uma equipe multidisciplinar e uma equipe interdisciplinar é o modo de interação entre os diferentes profissionais e áreas do saber ao construir seus procedimentos de atuação. Na primeira, a visão concentra-se na atuação isolada de profissionais de diferentes áreas, na qual não há comunicação e existem relações verticais de poder que atrapalham a comunicação e o trabalho conjunto da equipe. Já na equipe interdisciplinar, os saberes são construídos em conjunto pelas diversas áreas da saúde, através de uma visão integral do ser humano e do papel de seu contexto na relação saúde-doença. Questões como, por exemplo, a depressão precisam ser tratadas de um ponto de vista integral e contextual para que se possa atingir resultados efetivos.

A equipe interdisciplinar é uma evolução da equipe multiprofissional e deve ser levada em consideração por equipes que visam produzir novos saberes para atingir doenças cada vez mais complexas existentes na atualidade.

E você, profissional, sob qual paradigma atua em sua performance profissional?

Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais são qualificados para atender suas necessidades a partir de um ponto de vista integral. Procure hoje mesmo um profissional hipnólogo ou coach para ajudá-lo em suas questões pessoais e veja os resultados em você!

Referências:

COSTA, R.P. Interdisciplinaridade e equipes de saúde: concepções. Mental. 2007;5(8).

FERIOTTI, M.L. Equipe multiprofissional, transdisciplinaridade e saúde: desafios do nosso tempo. Vínculo. 2009;6(2).

FERREIRA, R.C. et al. Trabalho em equipe multiprofissional: a perspectiva dos residentes médicos em saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva. 2007.

FILHO, N.C.A. & SOUZA, A.M.P. A percepção sobre o trabalho em equipe multiprofissional dos trabalhores de um Centro de Atenção Psicossocial em Salvador, Bahia, Brasil. Interface. 2017;21(60).


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados