Inteligência existencial: entenda essa potência do ser humano

14/09/2021 às 20:44 Dicas

Inteligência existencial: entenda essa potência do ser humano

Não somos compostos de conhecimentos em apenas uma área da existência humana, por isso, temos múltiplas inteligências e a existencial é uma delas. Você conhece esse tipo de inteligência? Então dá uma olhada!

Teoria das Inteligências Múltiplas

A inteligência tem sido tradicionalmente definida com base no Quociente de Inteligência (QI) como uma capacidade inata, geral e única, que possibilita aos indivíduos alcançarem desempenho maior ou menor em qualquer área de atuação. Assim, a inteligência tem sido medida e quantificada a partir de resultados de testes e técnicas estatísticas. Foi a partir de Howard Gardner que a visão da inteligência medida apenas pelo QI estava limitada, propondo a Teoria das Inteligências Múltiplas, pluralizando o conceito de inteligência, apresentando-a como multifacetada e definida como a capacidade de resolver problemas e elaborar produtos valorizar em um ou mais ambientes comunitários e culturais, partindo do pressuposto de que os indivíduos possuem forças cognitivas diferenciadas e estilos cognitivos contrastantes.

Tipos de inteligência

Assim, Garder desconstruiu a ideia de inteligência como uma faculdade única, dividida entre os pólos “inteligentes” e “burros”, para avaliar o potencial biopsicológico que ajuda o indivíduo a processar conhecimentos, que podem ser ativados em cenários culturais diferentes, para solucionar problemas relevantes para uma determinada sociedade.

Segundo Gardner, todo indivíduo possui potencial para desenvolver certas inteligência e deve ser estimulado para isso. Diante disso, propôs a existência de sete tipos de inteligência:

  1. Lógico-matemática;
  2. Linguística;
  3. Corporal-cinestésica;
  4. Musical;
  5. Espacial;
  6. Interpessoal e
  7. Intrapessoal.

Posteriormente surgiram desdobramentos dessas inteligências e surgiram as inteligências naturalista e existencialista.

O que é inteligência existencial?

A inteligência existencial diz respeito à capacidade do indivíduo de se situar em relação às facetas mais extremas do Cosmos, do infinito, buscando se situar em relação a determinadas características existenciais da condição humana. É a habilidade ou inclinação humana de formular perguntas fundamentais, a respeito de tópicos como existência, morte, finitude, e outras, refletindo sobre elas. Envolve, ainda, a capacidade de interessar-se por questões transcendentais.

Alguns autores consideram que o desenvolvimento da inteligência existencial é derivado do alto nível de desempenho no restante das inteligências, pois supõe um conhecimento profundo acerca das habilidades implicadas em todas elas.

Características da inteligência existencial

Existem algumas características marcantes da inteligência existencial, tais como:

  • Interesse por temas não mundanos como a origem e o sentido da vida, a morte e o propósito da existência;
  • Desinteresse por práticas sociais normalizadas, vivência de sua autenticidade;
  • Transcendência do físico e experiência de união com todos os elementos do universo;
  • Capacidade de auto-observação e observação do entorno a partir de uma perspectiva profunda;
  • Defesa dos valores universais: paz, amor, sabedoria, bondade, verdade, harmonia, fraternidade e outros, e age em concordância com esses valores, afastando-se do egoísmo, da inveja, usurpação, agressividade e outros;
  • Interesse por conhecimentos e práticas espirituais;
  • Curiosidade permanente e necessidade de crescer em nível existencial;
  • Anseio em ajudar os outros;
  • Cuidados com o próprio corpo por entender este como um receptáculo da alma.

Quando a inteligência existencial se inicia?

Segundo alguns autores, a inteligência existencial ou existencialista se inicia quando as pessoas começam a refletir sobre a transitoriedade da vida, voltando-se para a sua existência e ampliando as suas possibilidades de elevar-se para além da realidade. É uma área da inteligência ainda pouco estudada, podendo ser considerada um amálgama das inteligências intra e interpessoal. Assim, a reflexão acerca do mundo, da religião, da espiritualidade, todas formam a inteligência existencial, pois têm direto impacto na qualidade de vida da pessoa e em suas crenças.

Pessoas inteligentes existencialmente podem manter sua integridade diante de um ataque, detendo a agressão de maneira clara e firme, mas sem violência. Procuram incentivar as pessoas a questionarem sobre conflitos, suas causas e possíveis soluções a partir de uma perspectiva construtiva e tomam decisões com base em ações solidárias, respeitosas, cuidadosas e pacíficas.

Por que pensar em questões existenciais?

Um dos principais impactos da pandemia do coronavírus no dia a dia dos indivíduos tem sido questionar a própria realidade, o sentido da vida e nossa finitude. Paira sobre o ar uma reflexão coletiva sobre o que estamos fazendo “enquanto ainda há tempo”, o que dá origem a diversos movimentos na busca de aprimoração, autorrealização e saúde mental, que antes não eram tratados com tanta prioridade. A ressignificação da vida fez com que diversos funcionários não aceitassem mais voltar às antigas condições tóxicas de trabalho, passaram a priorizar sua saúde biopsicossocial e buscaram maior conexão com a própria espiritualidade. Assim, percebe-se um movimento de grandes transformações individuais e coletivas, e alguns seres humanos já não conseguem viver negligenciando o estado de vida e de saúde biopsicossocial da população em geral.

Vantagens profissionais da inteligência existencial

A inteligência existencial também pode trazer benefícios para a prática profissional. Ela pode nos levar a compreender melhor a humanidade em sua complexidade, atuando de forma respeitosa para com os seres vivos, o universo, sua história e nossa atuação enquanto sociedade. Também traz questões pessoais a respeito da relação com o trabalho, com a satisfação de vida, a motivação e a autorrealização profissional. Por outro lado, a inteligência existencial pode levar a um profundo autoconhecimento da própria espiritualidade, trazendo mais empatia na busca por uma vida melhor para o planeta e para todos.

Afinal, como desenvolver a inteligência existencial?

Algumas atividades como contemplar a natureza ou a meditação podem contribuir para a observação e o conhecimento profundo das coisas. O cuidado corporal através de uma alimentação saudável, exercícios físicos e sono regulado também são importantes, pois leva-se em consideração que um corpo saudável é receptáculo de uma alma saudável. O diálogo socrático, através do qual busca-se indagar sobre questões já estabelecidas, oferecendo novas possibilidades e verdades, além das práticas espirituais são meios de desenvolver essa inteligência única e essencial.

E você, busca ampliar o seu autoconhecimento e inteligências múltiplas? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!

Referências:

ALMEIDA, R.S. et al. A teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e suas contribuições para a educação inclusiva: construindo uma educação para todos. Ciências Humanas e Sociais. 2017;4(2).

VEIGA, E.C. & MIRANDA, V.R. A importância das inteligências intrapessoal e interpessoal no papel dos profissionais da área da saúde. Ciênc. cogn. 2006;9.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados