A meditação na era digital: veja como praticar

09/07/2021 às 17:45 Dicas

A meditação na era digital: veja como praticar

Na correria do dia a dia, umas das principais desculpas que podem ser utilizadas para não praticar uma atividade física ou cuidar da saúde é “não ter tempo”. Por isso, novas tecnologias têm trazido benefícios de técnicas milenares como a meditação para dentro de nossas casas e até mesmo do trabalho. Veja como utilizar a tecnologia a seu favor e praticar meditação!

O que é meditação?

A meditação é simplesmente focar a sua atenção num objeto em particular, geralmente algo simples como uma palavra ou frase, a chama de uma vela ou uma figura geométrica, ou mesmo focar apenas no momento presente e na respiração. Na correria do dia a dia estamos constantemente processando uma série de sensações, impressões visuais, emoções e pensamentos. Em geral, quando meditamos diminuímos nosso foco, limitamos os estímulos que estão bombardeando nosso sistema nervoso e acalmamos a mente.

A meditação pode ser realizada tanto sentado, de pé ou andando, variando conforme o contexto em que é ensinada. A posição sentada geralmente é a mais fácil, onde o corpo se encontra em repouso mas ainda em alerta. Exemplos de posições são as pernas cruzadas, de joelhos, meio-lótus e birmanesa. A meditação em movimento é uma prática frequente budista que se concentra no movimento, na energia enviada para a mente durante as atividades e a vitalidade do corpo.

Não existe um tempo mínimo ou máximo para meditar. Pode-se iniciar com alguns minutos e, conforme o aperfeiçoamento, pode-se aumentar para horas e até dias.

Benefícios da meditação

Dentre os inúmeros benefícios da meditação, podemos citar a redução da tensão, da ansiedade e do estresse; ganho de foco e concentração; pensar mais claramente e se envolver menos no burburinho emocional; pressão sanguínea reduzida e baixo colesterol; maior criatividade e desempenho para trabalhar e aproveitar o lazer; mais alegria, amor e espontaneidade; maior intimidade com amigos e familiares; sentimentos aumentados de felicidade, contentamento e bem estar subjetivo; senso aprofundado de sentido e propósito, e outros.

Técnicas de meditação

Algumas técnicas de meditação vem sendo aplicada há anos, tais como: prestar atenção no fluxo de sensações do corpo, prestar atenção e contar a respiração, cultivar compaixão e outras emoções curativas, concentrar-se em uma figura geométrica ou objeto simples de visualização, visualizar um local pacífico e com energia de cura, ler e refletir sobre escritos inspiracionais ou motivadores, contemplar a natureza, e outros.

Para uma rápida meditação, você pode seguir passos simples, como:

  1. Encontrar um lugar calmo e sentar-se confortavelmente, com suas costas relativamente eretas.
  2. Respire fundo algumas vezes, feche os olhos e relaxe o corpo o máximo que puder.
  3. Escolha o objeto do seu foco: uma frase, um objeto, sua respiração, ou outro.
  4. Comece respirando pelo nariz e enquanto respira, repita a frase ou renove o foco no objeto de escolha.
  5. Mantenha a meditação por cinco minutos ou mais, e aos poucos, vá aumentando a duração ou mesmo inserindo mais momentos de meditação no seu dia.

Meditação guiada

A meditação guiada é o processo pelo qual um ou mais participantes meditam em resposta à orientação de um praticamente mais experiente ou professor treinado. Esta pode ser conduzida através de texto, gravação de som, vídeo e outros recursos audiovisuais, ou a combinação de ambos. Nessa modalidade, o indivíduo pode contar com a orientação que ajuda a direcionar e disciplinar sua atenção.

Usando a tecnologia a seu favor

Uma forma de utilizar a tecnologia a seu favor é baixar aplicativos que possam facilitar a sua prática de meditação guiada. Se você tem uma rotina corrida ou esquece de meditar, não tem ânimo para meditar “sozinha”, a meditação guiada pode ser para você e, felizmente, existem diversos aplicativos que se dedicam a levar a meditação guiada ao acesso fácil, simples e rápido. Assim, é possível inserir a meditação no seu dia a dia, e mesmo aqueles cinco minutinhos que você passa olhando o celular podem se tornar momentos de meditação.

Veja abaixo alguns exemplos de aplicativos com meditação guiada:

  • Calm: trazendo uma série de meditações especializadas, o app possui diferentes finalidades como melhorar o sono, aumentar a autoconfiança, obter mais foco, energia ou criatividade, com áudios de cerca de 20 minutos.
  • Headspace: é um aplicativo de meditação guiada simples, clara e focada. Existem muitas meditações disponíveis gratuitamente e a pessoa vai exercitando níveis de meditação conforme as aulas.
  • MyLife Meditation: Meditate, Relax & Sleep Better: aplicativo fácil e simples de ser utilizado, possui diversas opções de meditação guiada e mindfulness gratuitas e algumas são para a versão paga. O aplicativo registra as horas de meditação e apresenta as estatísticas, além de premiar o participante ao longo de suas conquistas.
  • Zen: desenvolvido para ajudar no autoconhecimento e o trabalho com a mente ao longo do dia. O app apresenta diversas atividades, tais como exercícios voltados para aumentar o foco, mantras e sons da natureza para relaxar e energizar.

Por isso não perca tempo procrastinando a meditação, ela está ao seu alcance. Pesquisas relatam que pessoas que meditam ao longo do dia tem produtividade ampliada e desempenham melhor suas funções diárias, por isso não tenha medo de inserir pausas no seu trabalho para meditar, tomar um ar e tirar o foco das demandas de trabalho.

Desenvolvimento na meditação

Ao longo do tempo e da experiência com a meditação, existem alguns aspectos que são desenvolvidos.

Primeiramente, para fazer qualquer coisa corretamente você precisará focar a sua consciência. Exercitar a habilidade de bloquear distrações e completamente imergir no trabalho são frutos da total concentração que algumas pessoas alcançam durante a meditação.

Também é preciso se manter receptivo, disposto a abraçar e assimilar cada experiência que se apresenta. A meditação traz a percepção de como e por que o indivíduo está perpetuando seu sofrimento, quão apegado ele está às conclusões dos eventos e o quão incontroláveis esses eventos são, isso é a liberdade do sofrimento.

Contemplação é o último atributo chave que transforma a meditação em algo calmo, relaxante e um canal para a liberdade e expressão da criatividade.

E você, ficou curioso para saber mais sobre técnicas de saúde? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para promover saúde mental! Procure um terapeuta hoje mesmo e veja os resultados!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados