Breve história da hipnose

01/05/2021 às 18:34 Dicas

Breve história da hipnose

Muito se ouve falar de hipnose, mas você conhece a história da hipnose?

A história da hipnose é tão antiga quanto feitiçaria, mágica ou medicina, nas quais desde cedo vem se praticando com este método, algo que pode gerar muitos mitos a respeito da hipnose. Associações da hipnose com concepções místicas são demonstrações do estigma que essa prática ainda recebe até hoje. Mesmo com todos os mitos, a hipnose vem se mostrando ao longo da história como uma prática eficaz para auxiliar pessoas com dificuldades e sobrevive até hoje.

Origens da hipnose

As origens da hipnose andam em conjunto com o desenvolvimento da medicina ocidental e a psicologia. Muitas culturas utilizavam a hipnose para a “cura” de malefícios. As primeiras evidências da cura através da hipnose datam do Egito antigo por volta do século III, que descrevem a prática de passes manuais e fixação do olhar.

Por muitos séculos os reis e príncipes acreditavam ter o poder de curar através do "toque real”, curas milagrosas eram atribuídas a poderes divinos. Antes do termo hipnose, esta era conhecida como “magnetismo” ou “mesmerismo”.

Em termos de registro, a hipnose começou a aparecer no fim do século 18 com Franz Mesmer, um médico alemão que utilizava a hipnose no tratamento de seus pacientes e continuou crescendo ao longo do tempo.

Vamos conhecer alguns nomes importantes que fizeram parte da história da hipnose:

Franz Anton Mesmer (1734 - 1815)

Mesmer desenvolveu teorias relacionadas à cura através do magnetismo, desenvolvendo a partir de Paracelso, o conceito de “magnetismo animal”, o precursor principal da hipnose. Mesmer acreditava poder, através do magnetismo, “entrar no corpo” da pessoa e ser capaz de induzir uma crise emocional. Suas teorias foram aceitas e replicadas por muitos seguidores. Seus estudos foram obra de investigações científicas, concluindo que os efeitos do magnetismo se davam apenas por uma questão de fé e imaginação.

Armand-Marie-Jacques de Chastenet, Marquis de Puységur (1751 – 1825)

Uma seguidora de Mesmer, a marquesa de Puységur iniciou tentativas de induzir a um estado que chamou de “sonambulismo artificial” em seus pacientes ao invés das crises emocionais. Embora tenha sido concebido como um processo sobrenatural, a indução ao estado parecido com sono começou a dar figura para o que depois se formulou com métodos do hipnotismo.

James Braid (1795 – 1860)

James Braid foi um fervoroso crítico do Mesmerismo, o qual ele via como pseudocientífico e teoria sobrenatural. Ele modificou as técnicas dos mesmeristas e cunhou os termos “hipnotismo” e “terapêutica hipnótica” para descrever sua abordagem, a qual funcionava por meio da atenção focada e sugestão, ao invés de postular qualquer força misteriosa como o magnetismo animal. Portanto, James Braid é conhecido como o pioneiro da hipnose.

James Esdaile (1808 - 1859)

Esdaile foi um cirurgião escocês que é tido como o pioneiro no uso da hipnose para anestesia cirúrgica.

Ambroise-Auguste Liébeault (1823 – 1904)

Liébeault enfatizou em suas práticas o uso do poder psicológico da sugestão e combinou elementos da hipnose de James Braid com o Mesmerismo.

Jean-Martin Charcot (1825 – 1893)

Muitas vezes referido com o pai da neurologia moderna, Charcot focou na noção de hipnose como um estado psicológico encontrado em algumas condições patológicas. Suas ideias foram influenciadas por James Braid e pelo Mesmerismo.

Ivan P. Pavlov (1849 – 1936)

O psicólogo ganhador do prêmio Nobel, Ivan Pavlov realizou experimentos em reflexos condicionados de animais e criou um modelo fisiológico de hipnose, através de sua visão da psicopatologia e psicologia humanas.

Sigmund Freud (1856 – 1939)

Freud esteve brevemente em aulas de Charcot e Bernheim, e traduziu alguns dos escritos sobre hipnose de Bernheim para o francês e o alemão. Seu livro sobre Histeria (1985) popularizou o termo hipnoterapia regressiva, embora Freud tenha abandonado a hipnose por seus próprios métodos psicanalíticos.

Pierre Janet (1859 – 1947)

Janet foi um psiquiatra francês e filósofo da mente que treinou com Charcot. Ele é considerado um dos pioneiros da psicoterapia. Janet cunhou o termo “subconsciente” e enfatizou o conceito de dissociação psicológica. Seu método terapêutico centrava-se na hipnose e sua visão de psicoterapia influenciou muitos outros terapeutas.

Milton Erickson (1901 – 1980)

Erickson é considerado o hipnólogo mais influente do século 20, embora seu impacto em termos de pesquisa científica tenha sido baixo. É atribuído a ele o uso de sugestão “indireta” na hipnoterapia.

Ernest Hilgard (1904 – 2001)

Hilgard foi um eminente psicólogo que desenvolveu o termo “neo-disassociacionista” e foi uma autoridade no uso da hipnose no controle da dor.

Theodore Sarbin (1911 – 2005)

Sarbin desenvolveu uma das primeiras escalas de susceptibilidade hipnótica, a Escala de Friedlander-Sarbin, e realizou uma série de pesquisas sobre a hipnose no início dos anos 30 e é conhecida como pioneira de uma teoria comportamental-psicológica.

Martin T. Orne (1927 – 2000)

Orne foi professor de psiquiatria e psicologia na Universidade da Pensilvânia e foi um pioneiro na pesquisa de falsas memórias e a perspectiva comportamental-psicológica da hipnose.

Theodore X. Barber (1927 – 2005)

Barber foi um dos mais prolíficos pesquisadores no campo da hipnose. Desenvolveu uma abordagem chamada de abordagem cognitivo-comportamental da hipnose, a qual reforçava a visão de que a hipnose resulta de processo psicológicos básicos envolvendo cognição e comportamento, como imaginação, motivação e expectativa.

Progresso

A hipnose continua em crescimento e novas abordagens estão surgindo a cada momento. Novas aplicações para a hipnose também podem ser observadas, como a hipnose para tratamento da depressão e ansiedade derivados da sociedade atual.

Os pesquisadores da hipnose contribuíram para o seu aperfeiçoamento até chegar às técnicas aplicadas atualmente. Por isso é importante que você, como hipnólogo, deixe seu legado registrado para o acesso das gerações futuras.

E você, tem vontade de aprender mais sobre hipnose? Agora você pode consultar um hipnólogo sem mesmo sair de casa!

Nossos profissionais possuem inúmeras ferramentas para potencializar seus resultados e trazer mais satisfação para sua vida.

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados