Coaching e crenças limitantes: como você pode superá-las?

30/04/2021 às 18:24 Dicas

Coaching e crenças limitantes: como você pode superá-las?

Já sentiu como se soubesse o que quer para a sua vida mas não consegue alcançá-lo? Percebe dificuldades em alcançar novos patamares em sua vida pessoal e profissional? As crenças limitantes podem estar impedindo você de avançar.

Crenças

As crenças fazem parte da programação neural associada ao tempo e são formadas, principalmente, na infância. Ao longo do tempo e na convivência com os pais e cuidadores, as crianças vão adquirindo experiências e interpretações pessoais que são a base para as crenças pessoais. Elas surgem a partir do que ouvimos e sentimos de forma repetida, fazendo com que o cérebro registre essas informações como verdades para outras situações que serão vivenciadas. São essas crenças que vão determinar como agimos, os resultados que obtemos, nossas emoções, escolhas e nossa perspectiva de mundo.

O que são crenças limitantes?

Talvez você tenha com clareza a ideia do que quer mudar ou melhorar em sua vida como, por exemplo, se tornar mais assertivo ou iniciar um negócio próprio, e já deu uma boa olhada em suas opções. Talvez você já tenha até um plano formulado, mas de alguma forma as coisas não andam para frente, você não consegue seguir o plano. Isso traz frustração e grande estresse porque, embora o plano seja bom e você realmente queira colocá-lo em prática, não consegue. A partir daí você pode se pegar procrastinando, pensando em razões para não começar ou ficando desmotivado ao longo do caminho. O que pode estar acontecendo?

As crenças limitantes são um conjunto de interpretações e pensamentos que assumimos como verdade e nos impedem de desenvolver competências, habilidades e emoções. Geralmente são concepções falsas ou parcialmente verdadeiras, mas que limitam a pessoa a se esforçar para erradicá-las de sua rotina, e podem levar ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade e depressão.

Por que paralisamos?

Pode ser que você não esteja atingindo seus objetivos não porque seja preguiçoso ou não possua habilidades, mas porque no fundo você não acredita que é capaz de seguir o plano, ou ainda por, que não merece ser mais feliz do que está atualmente.

Você pode não ter recursos ou um plano perfeito, mas se sua motivação estiver correta, você conseguirá fazer o que se propõe. Como melhorar a autoestima diante de todas essas crenças?

Para o coaching, uma crença é simplesmente um sentimento de estar convicto de algo, especificamente de si mesmo, e crenças positivas fortes são a base para a ação. Alimentar crenças negativas só vai levá-lo a ficar paralizado, através do seu pior crítico: o interno.

Algumas crenças limitantes datam da infância, em uma idade em que acreditamos genuinamente que os pais tinham as respostas para tudo.

Como identificar minhas crenças limitantes?

Reserve um momento calmo, pegue um papel e se questione as seguintes perguntas. Não se preocupe nos porquês neste momento, apenas anote o que parecer verdadeiro, ainda que agradável ou desagradável.

1. O que você acredita sobre si mesmo? (Sou divertido, alegre, inteligente).

2. O que você acredita que é possível no seu mundo? (Você pode fazer qualquer coisa?).

3. O que você acredita sobre a relação das outras pessoas consigo? (Geralmente dão suporte, etc.).

Cabe lembrar que todas as crenças existem por uma razão. Em algum momento você coletou informações que fizeram sentido para fundamentar a crença. Esse é o motivo pelo qual é tão difícil deixar uma crença ir. Essas crenças podem estar colocando o indivíduo em uma bolha, na qual ele crê que não consegue sair e assim, utiliza como meio para nem tentar. Por outro lado, apenas de reconhecer a crença limitante e seus prejuízos, já retira todo o poder que ela estava tendo sobre o indivíduo.

Cultivando crenças positivas

Será que é possível mudar e não se apegar mais a uma crença limitante? Sim!

Você pode reprogramar seus pensamentos habituais, encontrar meios para que toda vez que um pensamento advindo de uma crença limitante apareça, você possa rebater até o cérebro compreender o novo modo de funcionar. Isso pode ser feito através de afirmações, mantras, lembretes e o que funcionar melhor para você. Pode parecer tolo, mas ao longo do tempo, a nova crença começa a ser introjetada e você colhe os resultados de ter aplicado em sua vida um novo padrão de pensamento.

Como mudar crenças limitantes?

Existem algumas formas de ressignificar crenças limitantes, como:

1. Faça uma lista de crenças limitantes e decida quais quer eliminar;

2. Escreva sua crença limitante novamente no lado esquerdo de uma folha;

3. Agora pense sobre o oposto dessa crença limitante e escreva do lado direito da folha;

4. Olhe para a lista de crenças limitantes novamente e risque uma por uma, para ajudar seu cérebro a entender que estas não são mais crenças aceitáveis;

5. Leia novamente as afirmações positivas opostas a cada crença limitante várias vezes, ouvindo a sua própria voz ficar mais forte a cada repetição.

6. Leia sua lista diariamente para reafirmar as novas crenças positivas.

O processo de Coaching pode ajudar a trilhar esse caminho, eliminando as crenças limitantes para chegar aos resultados esperados. No entanto, caso possua mais dificuldade para eliminar as crenças negativas, ou esteja vivenciando prejuízos em sua vida por conta delas, procure ajuda de um terapeuta ou profissional da psicologia para auxiliá-lo a lidar melhor com elas.

Inteligência emocional e crenças limitantes

A inteligência emocional é a capacidade de compreender e gerenciar as próprias emoções e lidar com as emoções e sentimentos de outras pessoas à sua volta com o objetivo de alcançar resultados gratificantes. A partir da inteligência emocional, o indivíduo pode processar melhor suas crenças limitantes e identificar quando estão paralisados por conta de uma delas, podendo assim intervir conscientemente. Assim, não fique paralisado por uma crença que talvez diga que você não consegue. Dê uma reviravolta, ressignifique e veja como eliminar crenças limitantes!

Venha para o Aliviamente!

Você que está com dificuldades para atingir metas e objetivos de vida, procure um Coach profissional e veja os resultados. Nossos profissionais estão preparados para ajudá-lo em sua jornada de desenvolvimento e crescimento pessoal!

Referências:

PURDIE, J. Life coaching for dummies. 2ª edição. Editora John Wiley & Sons Ltd. 2010.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados