Coaching para emagrecimento: veja se pode funcionar para você

30/04/2021 às 18:02 Dicas

Coaching para emagrecimento: veja se pode funcionar para você

Cada vez mais pessoas buscam hábitos de vida saudáveis e o emagrecimento. Somado a isso, temos altas parcelas da sociedade acima do peso, o que faz com a obesidade seja um problema de saúde pública, já que pode ser fonte para diversas doenças.

Alguns estudos relatam que somente no Brasil, 50% dos brasileiros estão obesos ou acima do peso. Dessa forma, é de relevância social buscar métodos e práticas eficazes para combater a obesidade.

A sociedade atual, no entanto, incentiva hábitos de vida saudáveis, mas não parece criar meios para que a vida saudável se concretize, embora cada vez mais pessoas estejam buscando bem estar, nem sempre conseguem devido a diversos fatores. Nesse sentido, o Coaching para Emagrecimento pode oferecer auxílio através da junção de conhecimentos de diversas áreas como administração, psicologia, neurologia e sociologia.

No processo de emagrecimento, é preciso que os hábitos estejam alinhados com o objetivo de reduzir peso e manter uma vida saudável, por exemplo, reeducando-se alimentarmente.

Coaching para emagrecimento

No processo de coaching para emagrecimento, trabalha-se diversos fatores como a disciplina, o comprometimento, as crenças, valores, emoções, ou seja, tudo aquilo que pode influenciar no processo de emagrecimento.

Partindo do pressuposto de que o processo de emagrecimento envolve três fatores principais que são a dieta, exercícios físicos e mudança de comportamento, o Coaching para Emagrecimento foca na necessidade central dentre esses elementos que a pessoa mais precisa desenvolver para chegar à sua meta.

É possível ajudar a pessoa a identificar padrões de comportamento e repetições de emoções disfuncionais que estejam impossibilitando ele de chegar ao seu objetivo. Assim, o Coaching trabalha com o fato que precise de mais atenção específica.

Como as dificuldades com alimentação e manutenção de um peso saudável estão, em sua maioria, relacionadas com distorções cognitivas e ciclos de comportamentos disfuncionais, é possível recorrer a uma reprogramação mental para correção dos pensamentos distorcidos nas pessoas que tem como foco emagrecer.

Alguns elementos através dos quais o Coaching de emagrecimento pode te ajudar:

  • identificar pensamentos sabotadores;
  • aprender maneiras mais funcionais de responder aos pensamentos sabotadores;
  • abordar o problema de um ponto de vista multidisciplinar;
  • trabalhar para criar metas realistas;
  • traçar um plano de ação para emagrecimento;
  • relacionar seus valores com os hábitos de vida, buscando promover saúde.

Anamnese

O processo de início do Coaching para emagrecimento é composto por uma boa anamnese das necessidades do Coachee, a qual precisa ser bem detalhada com base em sua situação atual de forma que, a partir desta, possa-se traçar metas elaboradas em conjunto as quais devem ser cumpridas a curto, médio e longo prazo. O objetivo do Coaching para emagrecimento é ajudar o Coachee a adquirir disciplina e foco. O processo de mudança somente ocorrerá quando o Coachee se comprometer com a mudança.

Gestão do tempo

Para que a mudança de comportamento aconteça, é necessário trabalhar junto ao Coachee a gestão do tempo, já que ele vai precisar ter disciplina durante o processo, estar comprometido com as tarefas e atividades propostas, o que será fundamental para a eficácia do Coaching.

Uma ferramenta que pode ser utilizada para trabalhar a gestão do tempo é a Tríade do Tempo, cujo objetivo é ajudar o Coachee a organizar o tempo da melhor forma possível. Nela, o Coachee deve separar as tarefas por ordem de prioridade:

  • Importantes: atividades relevantes, necessárias e que trazem resultados a curto, médio e longo prazo.
  • Urgentes: atividades em cima da hora ou feitas fora do prazo estabelecido.
  • Circunstanciais: atividades desnecessárias ou ocasionais.

É possível trabalhar a motivação e organização do tempo em relação ao estabelecimento dos hábitos de vida saudáveis. Para isso, estabelecer prazos realistas para o alcance dos objetivos é fundamental, principalmente para se manter alinhado à meta. Ao longo do caminho, o Coachee pode se tornar desmotivado e frustrado por não observar o resultado desejado, chegando a querer desistir das dificuldades encontradas. Assim, o planejamento das atividades a serem realizadas pelo Coachee de forma inteligente se faz necessária.

Levantamento de valores

Os valores são um conjunto de crenças duradouras que servem de modelos para guiar as ações e atitudes de um indivíduo. O Coach deve conhecer os valores do cliente para compreender como ele se comporta em diferentes situações. É possível fazer um paralelo entre o Coaching e a Psicologia, utilizando técnicas de identificação de crenças centrais e crenças intermediárias. Sem a avaliação dessas crenças e o papel que elas têm no comportamento do indivíduo, não será possível desenvolver flexibilidade cognitiva para o objetivo atual que é emagrecer.

Uma forma de avaliar os valores do Coachee é através da Roda da Vida, uma ferramenta em forma de círculo com fatias que representam a satisfação do Coachee em determinadas áreas da vida. O Coachee deve preencher com números de 0 a 10 o quão satisfeito ele se encontra com aquela área. Se o Coachee deixa a área relacionada à saúde e o bem estar pouco completa, é possível que isso seja indício de suas crenças centrais básicas, que estão focadas em áreas que não favorecem o processo de emagrecimento e, portanto, qualidade de vida.

É importante considerar que o vínculo e a relação emocional estabelecida pelo Coach e o Coachee influencia no desenvolvimento do processo de Coaching. Trabalhar questões emocionais que podem ser reforçadas quando consideradas corretas, ou seja, alinhadas ao projeto traçado, de forma que o Coachee se sinta motivado e focado no processo.

Reeducação alimentar

A reeducação alimentar só surte efeito quando forem trabalhados simultaneamente as emoções e os afetos. É preciso avaliar as questões emocionais não bem resolvidas do Coachee para ter sucesso no comprometimento de quem quer alcançar o objetivo do emagrecimento. Esses aspectos emocionais são tão importantes ue, caso o Coach estabeleça metas não alcançáveis o Coachee poderá se sentir incapaz ou incompetente para cumprir os objetivos propostos. Daí surge a necessidade de uma boa anamnese.

O Coaching para Emagrecimento trabalha em conjunto com a Psicologia e traz as noções de que para realizar o processo de emagrecimento a pessoa precisa estar realmente motivada e como as emoções refletem o nosso estado. Exemplo disso é que indivíduos que se alimentam em excesso tendem a apresentar ansiedade, depressão e conflitos pessoais. Cabe ao Coach trabalhar essas questões afetivas por meio da reflexão.

É importante deixar claro que o processo de emagrecimento necessita de uma abordagem multidisciplinar em que, além do Coach, profissionais como nutricionistas, educação física e psicologia atuem em conjunto com o Coachee nesse objetivo.

Venha para o Aliviamente!

Você que está com dificuldades para atingir metas e objetivos de vida, procure um Coach profissional e veja os resultados. Nossos profissionais estão preparados para ajudá-lo em sua jornada de desenvolvimento e crescimento pessoal!

Referência:

STACHELSKI, G.S. et al. Psicologia cognitiva pode auxiliar no processo de coaching de emagrecimento. ECCI. 2016.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados