Como lidar com o estresse?

18/05/2021 às 16:55 Dicas

Como lidar com o estresse?

O dia a dia anda muito pesado? Tem tido muita carga de trabalho e não sabe como lidar com a tensão e a pressa das demandas do dia a dia? Pode ser hoje de reavaliar o seu manejo do estresse!

O que é estresse?

O estresse pode ser definido como a soma das respostas físicas e mentais causas por estímulos externos (estressores), as quais permitem o indivíduo a superar determinadas exigências do meio ambiente, podendo envolver desgaste físico e mental causado por esse processo. É ativado pela soma da presença dos estressores em conjunto com as capacidades do indivíduo para elaborar a situação e se relacionar com ela.

O estresse é uma parte normal da vida diária. No entanto, seus efeitos variam de acordo com o indivíduo e embora apresente circunstâncias similares, algumas pessoas não se sentem pressionadas, enquanto outras se sentem extremamente afetadas pelo estresse. Múltiplas razões existem para explicar por que uma pessoa se estressa mais com uma situação do que outra. Dentre os fatores, podem estar o modo de ver a vida e perceber a realidade, como o indivíduo responde aos estímulos a que estão expostos e suas crenças acerca de certas situações. Dessa forma, o estresse varia de indivíduo para indivíduo, de acordo com o valor que cada pessoa dá para determinada situação. Quando uma pessoa acredita que certa situação ultrapassa seus mecanismos de enfrentamento disponíveis, é denominado estresse percebido. O estresse percebido varia, portanto, de pessoa para pessoa de acordo com o valor que dão e auto-reconhecimento dos recursos pessoais para lidar com a situação.

Exposição e vulnerabilidade

O estresse constitui um complexo sistema que é ativado pela ameaça física ou mental à homeostase e equilíbrio do indivíduo, compreendendo uma série de respostas psicológicas e comportamentais. Embora geralmente considerado uma resposta negativa, o estresse constitui um processo chave para a manutenção da sobrevivência. No entanto, quando o estresse é ativado repetidamente na presença de constante exposição a situações desafiadoras, o estresse pode ser nocivo.

Quando confrontados com eventos estressantes, as pessoas fazem esforços autonômicos e controlados para reduzir os impactos negativos e maximizar o impacto positivo que situações específicas podem provocar. Esse processo é denominado regulação emocional e demonstra como os indivíduos podem ter controle sobre suas emoções. A dificuldade de responder a eventos estressores é capaz de produzir estresse crônico, ansiedade e depressão, e está atribuída a sérios problemas de saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) concluiu que o estresse psicológico é um dos problemas de saúde mais significativos e crescentes do século 21.

Estresse e trabalho

Estudos mostram uma relação próxima entre o trabalho e o adoecimento. As condições de trabalho nocivas em que o indivíduo está exposto a muita pressão podem potencializar o surgimento de doenças como as ocupacionais e pesquisas buscam condições que previnam e controlem essas doenças. O estresse ocupacional inclui um conjunto de reações físicas (dor, insônia, fadiga) e psicológicas (depressão, ansiedade, irritabilidade), além da pressão para produtividade, a falta de autonomia e a retaliação por parte das chefias, podem agravar a situação. Caso os fatores estressores no ambiente ocupacional sejam reduzidos ou se encontre formas adaptativas para lidar com eles sejam desenvolvidas, essas respostas nocivas ao estresse podem diminuir, sem causar prejuízos para o indivíduo e para a instituição. Por outro lado, se esses fatores são mantidos, quando associado a recursos individuais insuficientes para lidar com a situação, essas demandas podem gerar alterações neuroendócrinas prolongadas, tornando o organismo vulnerável ao surgimento de diversas doenças.

Como lidar com o estresse?

Existem uma série de intervenções que podem minimizar o estresse, de acordo com as preferências individuais e demandas específicas. Técnicas como a psicoterapia, a prática de atividades físicas, yoga, relaxamento, hipnoterapia e tai chi têm sido mencionadas como formas de lidar com o estresse, em especial, focar nos mecanismos que as pessoas implementam para aliviar o fardo físico e cognitivo associado com o estresse percebido. As intervenções buscam o desenvolvimento da regulação emocional diante de situações gatilho, assim como diminuir as consequências negativas da reatividade ao estresse. Hoje em dia essas práticas podem ser realizadas majoritariamente online, de forma que o indivíduo não precisa se deslocar para contactar um profissional de saúde para combater o estresse.

No entanto, essas são atividades que não podem ser realizadas no trabalho, uma fonte constante de estresse para as pessoas. Nesse caso, aplicativos que oferecem meditações curtas guiadas, fazem biofeedback ou ajudam no controle da ansiedade e da depressão.

Dentre as contribuições de cada área para o tratamento do estresse, temos:

1. Psicoterapia: técnicas cognitivo-comportamentais têm sido utilizadas para reduzir a ativação fisiológica do estresse por meio da regulação emocional e de exercícios de enfrentamento.

2. Yoga: uma prática milenar, a yoga é utilizada com o intuito de alinhar a espiritualidade na regulação de emoções e pensamentos. Exercícios de ampliação da consciência através da respiração podem contribuir para acalmar a mente e o corpo.

3. Mindfulness: uma prática que envolve estar no momento presente, reconhecendo o aqui e agora, ao invés de focar no passado ou no futuro.

4. Hipnoterapia: a partir do aprofundamento no estado de transe, o indivíduo pode acessar memórias associadas aos eventos estressores e entender o motivo de sua resposta a este evento, os movimentos por trás de sua falta de regulação emocional e o aprendizado de novas formas de se relacionar com os mesmos estímulos.

E você, ficou curioso para saber mais sobre como manejar o estresse? Procure hoje mesmo um de nossos profissionais hipnólogo ou terapeuta e veja os resultados na prática! O Aliviamente está preparado para ajudá-lo a conquistar maior bem estar e qualidade de vida!

Referências:

CAN, Y.S. et al. How to relax in stressful situations: a smart stress reduction system. Healthcare. 2020;8(100).

HERR, R.M. et al. Long-term effectiveness of stress management at work: effects of the changes in perceived stress reactivity on mental health and sleep problemas seven years later. Int. J Environ. Res. Public Health. 2018; 15(2).

MURTA, S.G. & TRÓCCOLI, B.T. Intervenções psicoeducativas para manejo de estresse ocupacional: um estudo comparativo. Rev. Bras. Ter. Comport. Cogn. 2009;11(1).


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados