Meditação no trabalho: bom para os negócios?

12/06/2021 às 18:12 Dicas

Meditação no trabalho: bom para os negócios?

O ambiente de trabalho tem mudado constantemente, as empresas estão buscando produzir mais qualidade de vida onde os funcionários passam a maior parte do seu dia. Agora com a pandemia e com o home office, as pessoas têm tentado criar um ambiente de trabalho confortável para si mesmas.

Mas o trabalho também é o ambiente em que, em geral, vivenciamos maiores níveis de estresse, depressão e ansiedade. Como fazer para levar tudo com mais flexibilidade?

Habilidades no trabalho

A inteligência cognitiva tem sido uma das mais valorizadas habilidades para uma performance ótima de trabalho, no entanto, estudos têm procurado outros fatores não-cognitivos que poderiam afetar positivamente a performance de trabalho, por exemplo, a inteligência emocional, que está ligada a maior motivação, a qual pode ser fonte de colheita dos interesses vocacionais.

Práticas para melhorar o bem estar e a qualidade de vida no trabalho tem se tornado cada vez mais comuns, e uma das mais promissoras é a meditação no ambiente de trabalho. Ela tem sido correlacionada com melhorias positivas na concentração, memória, criatividade, inteligência emocional e motivação.

O que é meditação?

A meditação é uma prática na qual o indivíduo usa uma técnica - como o mindfulness ou técnica de focar a mente em um objeto em particular, pensamento ou atividade - para treinar a atenção e a consciência, e conquistar um estado mentalmente claro e emocionalmente calmo e estável. É uma prática adotada por inúmeras religiões e tradições.

A técnica central da meditação é concentrar toda a sua atenção na respiração. Isso permite observar os pensamentos que surgem na mente e, pouco a pouco, para de lutar contra eles, percebendo que eles vêm e vão por si próprios, e descobrindo que você não é seus pensamentos.

A meditação é totalmente contrária à correria do dia a dia no trabalho. Os indivíduos sob tensão com muitas responsabilidades são pressionados a entregar cada vez mais rápido os resultados. A meditação, por outro lado, convida o indivíduo a parar por alguns segundos, minutos ou horas, apenas para observar a si mesmo. Muitas pessoas acabam se dando conta do motivo pelo qual realizam o trabalho e acabam reforçando seu vínculo com a empresa ou mudando de área, mas caso renovem, acabam se tornando mais proativas e criativas.

Saúde ocupacional

A saúde ocupacional é um campo multidisciplinar voltado para o bem estar, a segurança e a saúde de pessoas durante suas ocupações. Seu objetivo é promover a segurança e a saúde ocupacional no ambiente, fazendo com que as pessoas permaneçam física e mentalmente saudáveis enquanto trabalham.

Os líderes estão de olho: quanto melhor a saúde, melhor para os negócios, pois trazem melhores resultados financeiros.

Algumas organizações estão adotando protocolos que dão suporte ao bem estar dos funcionários, visando melhorar o funcionamento do ambiente de trabalho e impulsionar a performance máxima de seus empregados. Algumas das maiores empresas do mundo têm visto o aumento da efetividade de seus funcionários após o treinamento com a meditação denominada mindfulness. A meditação está ligada ao melhor funcionamento no ambiente de trabalho e ajuda o profissional a cultivar um estado de resiliência que o ajuda a prevenir distúrbios psicológicos e melhor manejar o estresse, além de prevenir estresse secundário. As evidências demonstram benefícios para a saúde em geral, física, mental, cognitiva, afetiva e interpessoal.

A meditação no trabalho

Esse estado de concentração e relaxamento da mente e do corpo que a meditação proporciona é extremamente produtivo e ainda traz diversos benefícios às pessoas.

Muitas pessoas utilizam a meditação como ferramenta para aumentar a produtividade, que aumenta a melhoria da rotina profissional, do bem estar, estímulo à criatividade e alívio do estresse.

O local de trabalho é o local ideal para meditar justamente por ser um ambiente de estresse e tensão para a maioria das pessoas, dadas as responsabilidades e decisões importantes.

Sempre é possível encontrar uma pausa durante o dia para meditar. Pode-se meditar sentado ou em pé, andando ou parado. O primeiro passo é encontrar um ambiente tranquilo e propício para você se acalmar e entrar em contato consigo mesmo.

Aos poucos, com a experiência você vai esvaziando a mente e deixando que fluam naturalmente, sem julgá-los. Uma pausa para meditar pode trazer uma sensação de revigoramento, além de:

  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da concentração;
  • Redução do estresse;
  • Maior criatividade;
  • Redução da ansiedade;
  • Aumento da proatividade;
  • Reações mais rápidas na execução de tarefas;
  • Maior flexibilidade nas relações interpessoais.

Iniciando a prática

Se você nunca meditou antes, comece aos poucos, informando-se a respeito para encontrar um jeito e motivo próprios de praticar.

O principal fator da meditação é encontrar um espaço confortável para você e ter um tempo só para fazer isso, caso contrário, você ficará preocupado com o horário e, portanto, fora do momento presente e do foco na respiração.

Não complique as coisas: simplesmente mantenha seu foco na respiração por alguns segundos e perceba como se sente.

Talvez seja válido registrar as experiências para manter a motivação de continuar as práticas, sempre que desmotivar pode relembrar dos benefícios percebidos e renovar a vontade.

Por fim, se você não encontrar espaço para meditar no local de trabalho durante o expediente, retire um tempinho do seu almoço ou também antes de dormir.

E você, ficou curioso sobre os benefícios da meditação na sua vida e na saúde? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a viver melhor! Consulte um terapeuta hoje mesmo!

Referências:

KERSEMAEKERS, W. et al. A workplace mindfulness intervention may be associated with improved psychological well-being and productivity. Frontiers in Psychology. 2018;9(195).

SHIBA, K. et al. The association between meditation practice and job performance: a cross-sectional study. PLOSone. 2015;10(5).

WILLIAMS, M. & PENMAN, D. Atenção Plena. Editora Sextante. 2011.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados