Mindfulness: você já ouviu falar?

11/06/2021 às 19:05 Dicas

Mindfulness: você já ouviu falar?

Existem diversos tipos de abordagens utilizadas hoje em dia para lidar com o estresse, a ansiedade e a depressão. Mas com tantas opções, como saber qual delas escolher?

Dá uma olhada em uma delas: o mindfulness!

O que é mindfulness?

O mindfulness ou atenção plena consiste em um tipo de meditação na qual busca-se observar sem criticar e ser compassivo consigo mesmo durante tal processo. Através do foco no momento presente e na observação ativa de si mesmo, o indivíduo aprende a tratar pensamentos e sentimentos como se fossem nuvens que podemos observar com curiosidade enquanto se afastam. É uma prática que tem o propósito de trazer a atenção do indivíduo para o momento presente, sem julgamentos, uma habilidade que é possível de ser aprendida e um elemento significativo das tradições Budistas e Zen.

A essência, a atenção plena permite que você capte os padrões de pensamentos negativos antes que eles o lancem em uma espiral descendente de depressão. Esse é o início do processo para retomar o controle de sua vida.

Apesar dos benefícios comprovados do mindfulness e da meditação, algumas pessoas ainda têm atitudes “desconfiadas” a respeito. Por isso, é importante deixar claro:

  • A meditação não é uma religião, apenas um método de “treinamento” mental.
  • Você não precisa sentar no chão de pernas cruzadas, mas pode se quiser.
  • Praticar atenção plena não exige muito tempo, mas é preciso paciência e persistência.
  • A meditação não é complicada, não tem nada a ver com “sucesso” ou “fracasso”.
  • A meditação não vai entorpecer a sua mente, nem vai obrigá-lo a adotar uma postura excessivamente positiva em sua vida.

A prática da atenção plena nos encoraja a ser mais pacientes e aplicar a compaixão para conosco mesmos, abrir a mente e sermos persistentes, qualidades que nos ajudam a escapar da força gravitacional da ansiedade, do estresse e da infelicidade. A técnica não nega o desejo natural da mente de solucionar problemas, apenas nos dá tempo para escolher a melhor forma de resolvê-los.

Benefícios do mindfulness

Os benefícios para meditadores regulares de atenção plena são verificados por relatos de se sentirem mais felizes e mais satisfeitos do que a média das pessoas. Resultados que têm importante repercussão na saúde das pessoas já que atitudes positivas estão associadas a uma vida mais saudável.

A ansiedade, depressão e irritabilidade diminuem com sessões regulares de meditação, há melhorias na memória, as reações se tornam mais rápidas e há maior vigor físico e mental.

Alguns mediadores também relatam ter mais relacionamentos significativos e gratificantes.

A meditação em geral também é eficaz para reduzir o impacto de doenças graves como dor crônica e câncer, podendo até auxiliar no combate à dependência de drogas e álcool. É possível, através da meditação, fortalecer o sistema imunológico e combater resfriados, gripes e outras doenças.

Terapia Cognitiva com base na Atenção Plena

Outra forma de aplicação do mindfulness ou atenção plena é na psicoterapia. A terapia cognitiva com base na atenção plena é uma terapia cognitiva em torno de uma forma de meditação até então pouco conhecida no Ocidente e a utiliza para tratar diversos transtornos da saúde mental. Tal meditação propõe algo bem simples e que pode ser feito por qualquer pessoa. É uma técnica tida como capaz de ajudar a resgatar a alegria de viver, bem como impedir que as sensações de ansiedade, estresse e tristeza se transformem em condições crônicas.

Ao longo do tempo, a atenção plena provoca mudanças de longo prazo nos estados de humor e nos níveis de felicidade e bem estar. Estudos mostram que a atenção plena não somente previne a depressão, mas afeta os padrões cerebrais responsáveis pela ansiedade e estresse do dia a dia, podendo dissolver essa condição com mais facilidade.

Como praticar mindfulness?

O mindfulness é uma prática que nos ajuda a abrir um espaço em nossas rotinas para observar a nós mesmos e nossas reações, observando nossos padrões e respostas condicionadas. Veja como praticar mindfulness:

  1. Reserve algum tempo. Você não precisa de uma almofada ou banco de meditação, ou qualquer tipo de equipamento especial para acessar suas habilidades de atenção plena, mas você precisa reservar algum tempo e espaço.
  2. Observe o momento presente como ele é. O objetivo da atenção plena não é aquietar a mente ou tentar alcançar um estado de calma eterna. O objetivo é simples: prestar atenção ao momento presente, sem julgamento. É mais fácil falar do que fazer, no entanto, continue perseverando.
  3. Deixe seus julgamentos rolarem. Quando notamos que os julgamentos surgem durante a nossa prática, podemos fazer uma anotação mental deles e deixá-los passar.
  4. Volte a observar o momento presente como ele é. Nossas mentes muitas vezes se deixam levar pelo pensamento. É por isso que a atenção plena é a prática de retornar, repetidamente, ao momento presente.
  5. Seja gentil com sua mente errante. Não se julgue por quaisquer pensamentos que surjam, apenas pratique reconhecer quando sua mente se desviar e traga-a de volta suavemente.
  6. Essa é a prática. Costuma-se dizer que é muito simples, mas não é necessariamente fácil. O trabalho é apenas continuar fazendo. Os resultados serão acumulados.

Não se cobre se no início tiver dificuldades para voltar seu pensamento ao momento presente. Quanto mais você treina, mais fácil fica de manter o foco no momento presente e sem julgamentos. Ver os benefícios em si próprio pode motivar a continuidade da prática de atenção plena, a qual deve ser considerada como tratamento para diversas doenças, mesmo quando em complementaridade com outras terapias medicamentosas.

A meditação é uma técnica milenar para alcançar diversos benefícios ao bem estar e à qualidade de vida dos indivíduos, aumentando sua resiliência e prevenindo problemas de saúde mental.

E você, gostaria de saber mais sobre técnicas atualizadas para lidar com a saúde? Venha para o Aliviamente! Consulte um terapeuta e veja os resultados em você hoje mesmo

Referências:

WILLIAMS, M. & PENMAN, D. Atenção plena: mindfulness. Editora Sextante. 2011.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados