O que é ciência?

12/05/2021 às 18:05 Dicas

O que é ciência?

Nos últimos anos, observa-se uma redução do investimento em ciência. No entanto, no ano de 2019 até agora, a ciência tem sido a maior aliada no combate ao Coronavírus. Você sabe o que é e qual a importância da ciência?

O que é ciência?

A palavra “ciência” vem do Latim scientia que significa “conhecimento”. É, portanto, uma de construir e organizar o conhecimento através de explicações verificáveis e predições a respeito do Universo. É uma forma de observar o mundo, exercitar a curiosidade através da reflexão de como ele funciona e se comporta da forma que faz.

A ciência moderna tem sido dividida em três grandes áreas: as ciências naturais (que estudam a natureza), as ciências sociais (que estudam indivíduos e sociedades) e as ciências formais (lógica, matemática e ciência da computação teórica), que estudam conceitos abstratos.

Os novos conhecimentos em ciência avança através da pesquisa de cientistas motivados pela curiosidade sobre o mundo e o desejo de resolver problemas. Atualmente, a ciência é formada por um amplo corpo de grupos de pesquisa em colaboração por times de acadêmicos e instituições de pesquisa, agências do governo e companhias. A ciência contribui diretamente para a produção de produtos comerciais, armamentos, cuidado em saúde, infraestrutura pública e proteção ambiental.

Se uma ideia ou hipótese prediz corretamente como algo vai se comportar, chamamos isso de teoria. É quando uma ideia explica todos os fatos, ou evidências, que são encontrados.

Ramos da ciência

A ciência pode ser definida entre as ciências naturais e sociais. Ambas podem ser básicas ou aplicadas.

 

  • Ciências naturais básicas: física, química, biologia, ciências da Terra e do Espaço;
  • Ciências sociais básicas: antropologia, economia, ciência política, sociologia, geografia humana e psicologia;
  • Ciências naturais aplicadas: engenharia, agricultura, medicina;
  • Ciências sociais aplicadas: administração de negócios, políticas públicas, marketing, advocacia, pedagogia e desenvolvimento internacional.

O método científico

O método científico é uma série de passos que os cientistas seguem para descobrir como a natureza funciona. Essas ideias em conjunto se tornam projetos que são pensados de acordo com aquilo que se visa pesquisar

Essa forma de produzir conteúdo originou-se da ideia de Aristóteles, que acreditava que o conhecimento se origina da cuidadosa observação e da ideia de Galileu da coleta de evidências práticas. Dessa forma, a pesquisa científica envolve utilizar o método científico para explicar objetivamente os eventos da natureza de um modo reprodutível, ou seja, que outros pesquisadores possam verificar em seus experimentos.

Quando uma hipótese científica não se confirma, ela não é descartada mas, sim, colocada dentro de um espectro de relevância pois, de qualquer forma, sobreviveu ao método científico. Quando uma teoria científica é empírica, ou seja, verificável com dados práticos e reais, é possível aplicar o princípio da falibilidade para a ideia caso novas evidências venham a se adicionar ao caso.

Características do método científico

O método científico possui alguns elementos, dentre eles:

1. Caracterização: observações medidas através de ferramentas específicas;

2. Hipóteses: cogitações hipotéticas sobre as observações e medidas;

3. Previsões: deduções lógicas sobre as hipóteses;

4. Experimentos: testar os elementos acima.

Isso é feito através de observações, que pode ser realizada de forma simples, ou seja, a olho nu, ou através de ferramentas apropriadas para cada pesquisa, de modo que não sejam formuladas para confirmar a hipótese do pesquisador, mas relatar a verdade.

Os experimentos realizados precisam ser replicáveis, ou seja, capazes de serem reproduzidos por outros pesquisadores. As hipóteses formuladas precisam ser declaradas como válidas observações no passado, no presente e no futuro. E para maior segurança das conclusões alcançadas, todo experimento precisa ser controlado, ou seja, descartar variáveis que possam mascarar os resultados.

Outro componente do método científico é a falseabilidade que consiste na conclusão de que a hipótese testada é que essa conclui sua falseabilidade ou refutabilidade. Em outras palavras, isso significa que a hipótese pode ser verificada.

A explicação das causas é um fator chave na ciência. É através da correlação entre os eventos e a ordem desses eventos que podem ser realizadas através da associação ou conectividade, chegando à conclusão da sequência temporal, da evidência experimental e da previsibilidade e estabilidade dos resultados.

Fluxo de trabalho

Para iniciar um projeto de pesquisa, o problema precisa ser definido entre teórico e prático. Os dados precisam ser recolhidos e duas ou mais hipóteses precisam ser propostas. Então realiza-se uma experiência controlada para testar a validade das hipóteses e analisa-se os resultados para poder interpretar e tirar conclusões. Quando estas são relevantes, parte-se para a publicação dos resultados em monografias, dissertações, teses, artigos ou livros reconhecidos pela comunidade científica para que haja a contribuição com a ciência deixando os dados acessíveis.

Descobertas

A ciência é uma forma emocionante de descobrir o que há no universo e como as coisas funcionam hoje, como funcionaram no passo e como possivelmente funcionarão no futuro. Cientistas são fascinados por encontrar coisas que ninguém encontrou antes. Além disso, a ciência é um potente e confiável força na produção de toda a infraestrutura atualmente. Ela pode desenvolver novas tecnologias, tratar doenças e buscar resolver diversos tipos de problemas. Finalmente, a ciência é algo em continuidade, sempre em movimento e expandindo, encontrando novas perguntas pelo caminho.

Importância da ciência

O mais importante da ciência é que seu método e a lógica científica podem ser aplicados em diversas áreas, não apenas dentro da pesquisa. Buscar correlacionar os relatos de pacientes, por exemplo, com as vivências na clínica, visando encontrar a causa de um sintoma, é um processo de pesquisa. Neste momento, o terapeuta age como pesquisador e chega a conclusões baseadas em suas observações.

A ciência não se ausenta de pesquisar questões como a saúde mental, a depressão e ansiedade, que são grandes problemas de saúde pública na atualidade. A saúde mental levada do ponto de vista científico busca explicar os motivos fisiológicos, genéticos dessas doenças e podem se somar à prática de diversas terapias em conjunto.

Por isso você, que procura um terapeuta com olhar clínico científico e embasado nas pesquisas já existentes em sua área de atuação, venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para atendê-lo!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados