A psicologia organizacional: entenda

08/09/2021 às 19:40 Dicas

A psicologia organizacional: entenda

Você sabia que diferentes empresas e organizações também possuem níveis de saúde e bom desempenho? Sabe quem pode auxiliar as empresas a ampliar sua efetividade? A psicologia organizacional. Vem dar uma olhada!

O desenvolvimento da psicologia

A psicologia como atividade profissional manteve seu foco durante bastante tempo nas práticas clínicas embora historicamente o desenvolvimento psicológico no Brasil seja reconhecido pela sua atuação e reconhecimento social. A prática da psicologia nas organizações desenvolveu-se a partir do século 19, com o nome de Psicologia Industrial, a qual era definida como o estudo do comportamento nos aspectos relacionados com a produção, distribuição e uso de bens e serviços de nossa civilização, dedicando-se à resolução de problemas no contexto industrial. A psicologia no mundo do trabalho foi se modificando e observa-se uma ampliação em seu espectro de atuação ao longo do tempo. Nos anos 2000, a prática da psicologia denominada organizacional ou do trabalho foi tida como a terceira área de atuação, com 12,4% dos profissionais.

O que é psicologia organizacional?

A psicologia organizacional é um campo de atuação multidisciplinar, que procura compreender os fenômenos organizacionais que se desenvolvem em torno de um conjunto de questões referentes ao bem estar do indivíduo, ou seja, é a aplicação dos conhecimentos oriundos da ciência psicológica nos contextos de trabalho humano, visando promover a saúde do trabalhador e sua satisfação em relação ao trabalho.

Assim, a psicologia organizacional é uma disciplina tanto teórica quanto aplicada, usando os conceitos, modelos e métodos advindos da psicologia para descrever, compreender, predizer e explicar o comportamento laboral de indivíduos e grupos, assim como os processos subjacentes a estes.

Objetivos da psicologia organizacional

O objetivo da psicologia organizacional é melhor satisfazer as necessidades dos trabalhadores, sem nunca esquecer de incrementar os benefícios e rendimentos da empresa. O papel do psicólogo dentro das organizações é atuar como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, levando em consideração a saúde e a subjetividade dos indivíduos, a dinâmica da empresa e a inserção no contexto mais amplo da organização, relacionadas à díade homem e trabalho, que podem trazer desenvolvimento para a empresa, o trabalhador e a sociedade.

Podemos elencar, ainda, quatro objetivos da atuação do psicólogo organizacional. São eles:

1. Realizar, em equipe multiprofissional, estudos ou pesquisas visando a produção de conhecimentos e tecnologias relativas à Psicologia Organizacional, bem como ao planejamento ambiental. Elaboração e definição de políticas de RH nas organizações.

2. Desenvolver, em equipe multiprofissional, ações relativas à avaliação, aperfeiçoamento, reciclagem profissional, assim como a formação de mão-de-obra para integrar o quadro da organização.

3. Desenvolver ações, em equipe multiprofissional, que permitam a adequada alocação e controle da vida funcional do trabalhador.

4. Definir e implementar, em equipe multiprofissional, programas que visem à saúde biopsicossocial, proteção, valorização e satisfação do trabalhador, bem como facilitem seu acesso e de seus dependentes a bens e serviços básicos.

Áreas de atuação

Uma boa parte dos psicólogos organizacionais encontram-se atuando em atividades de recrutamento e seleção, sendo necessária uma visão ampla dos processos organizacionais que possibilitem sugerir políticas e estratégias de intervenção. É uma posição de trabalho que deve levar em consideração o enfoque interdisciplinar e a necessidade de integração com os demais profissionais, aproximando-se das instâncias decisórias nas organizações para surgimento de novos instrumentos e tecnologias mais abrangentes e transformadoras.

Além disso, estudos sugerem aos profissionais dos Recursos Humanos que se atualizem para o cenário de relações de trabalho atuais, especialmente no Brasil, para a construção de um corpo sistemático de conhecimento sobre o comportamento do trabalhador nas organizações.

Responsabilidades do psicólogo organizacional

O psicólogo organizacional precisa ter seu olhar voltado para a compreensão dos problemas humanos e sociais dentro das organizações, tais como conflitos intergrupais, liderança, competição, motivação, satisfação e absenteísmo, tanto nos níveis grupais quanto sistêmicos. Busca o atendimento das necessidades psicossociais do trabalhador, lutando para que isto se torne um imperativo para as organizações. Assim, deve frisar o nível das tarefas que integram tal função, estudos de natureza aplicada e fornecimento de elementos confiáveis à tomada de decisão que afetem a qualidade de vida e saúde do trabalhador.

Outras responsabilidades na psicologia organizacional

Outras responsabilidades como o planejamento e execução de avaliação do desempenho do trabalhador, a preparação de mão-de-obra para ocupar oportunamente o quadro da organização, a seleção e acompanhamento de estagiários, atuando junto aos demais profissionais da área da saúde para implementar planos a nível preventivo, como o planejamento ambiental para evitar surgimento de doenças ocupacionais e a nível remediativo, promovendo serviços de saúde mental para ampliar o bem estar e a resiliência de tais trabalhadores, também podem ser serviços do psicólogo organizacional.

Ainda são funções do psicólogo organizacional:

  1. Trabalhar com o enfoque socioeconômico e suas demandas;
  2. Estar ciente do estilo de gestão e de organização do trabalho daqueles que se dirigem;
  3. Avaliar o tipo de organização a que se aplica (indústria, serviços, e outros);
  4. Implementar a unidade de análise básica (indivíduo, grupos e organizações);
  5. Trazer conteúdos mais focalizados à demanda daquela organização;
  6. E formular ações predominantes e prioritárias.

Assim, a psicologia organizacional pode contribuir em muito para aumentar a qualidade de vida de gestores e profissionais dentro do âmbito organizacional sem deixar de levar em consideração os lucros e as metas da empresa.

E você, ficou interessado em adquirir mais efetividade no dia a dia? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!

Referências:

BASTOS, A.V.B. & GALVÃO-MARTINS, A.H.C. O que pode fazer o psicólogo organizacional. Psicol. cienc. prof. 1990;10(1).

BORGES, L.O. et al. O exercício do papel profissional na Psicologia Organizacional e do Trabalho. Rev. Psicol. Organ. Trab. 2005;5(2).

CAMPOS, K.C.L. et al. Psicologia organizacional e do trabalho - retrato da produção científica na última década. Psicol. cienc. 2011;31(4).


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados