Breve dicionário da psicanálise: veja alguns conceitos

15/10/2021 às 16:30 Dicas

Breve dicionário da psicanálise: veja alguns conceitos

A psicanálise é uma vasta área de conhecimento do ser humano e possui muitos conceitos particulares para descrever os fenômenos da psique e da saúde mental por ela estudados. Você conhece os conceitos da psicanálise abaixo? Então vem dar uma olhada!

O que é psicanálise?

A psicanálise foi desenvolvida a partir dos estudos e observações de Sigmund Freud, um médico alemão que trabalhava em Viena, em combinação com os estudos de Jean-Martin Charcot que contribuiu com o uso da hipnose.

Assim, Freud propôs um método para compreensão e análise de psique humana, abrangendo a investigação do funcionamento do psiquismo, a vivência do comportamento humano e a técnica de livre associação. Por ser uma inovadora área do conhecimento humano, a psicanálise possui linguagem própria, para descrever fenômenos antes nunca estudados, já que a psicanálise foi considerada por alguns anos como uma pseudociência.

Conceitos-chave da psicanálise

Assim, a psicanálise possui diversos conceitos chave que podem ser vistos na maioria dos textos psicanalíticos e revelam os alicerces dos achados desta área. Veja alguns exemplos abaixo.

Inconsciente

Um dos conceitos mais famosos da psicanálise, o inconsciente é o campo na psique cujo acesso de forma convencional permanece difícil, pois é o campo onde jogamos todos os desejos e vontades reprimidas, e até mesmo sonhos. Embora o inconsciente esteja distante do conhecimento consciente, ele pode se manifestar e enviar sinais, tais como os chistes, impulsos ou sonhos.

Instinto

O instinto é visto pela psicanálise como uma resposta involuntária a algum fator externo, ou seja, do ambiente. É um mecanismo que direciona o indivíduo à autopreservação para a sobrevivência.

Complexo

Conceito que surgiu nos trabalhos de Lacan principalmente e popularizado por Freud, o complexo trata-se de um dos vários mecanismos que classificam as perturbações mentais.

Id

O id é a estrutura psíquica que está ligada diretamente ao instinto e incentiva os desejos mais selvagens. No entanto, não mede as consequências e tenta nos tirar da linha constantemente. Por isso, a realização dos instintos precisa passar por um processo de regulação do ego..

Ego

O ego atua como agente intermediário, sendo um ponto de equilíbrio entre o Id e o Superego. Não cede às vontades do Id, bem como não trabalha a moralidade excessiva do Superego. Sendo assim, o ego não é senhor em sua morada, apenas tenta mediar processos que são mais fortes que ele para que haja um mínimo de equilíbrio biopsicossocial do indivíduo.

Superego

O superego é a instância agente da moral, sendo a voz internalizada das regras adquiridas durante o crescimento, as quais agem nos reprimindo constantemente, de modo que nos encaixamos nos padrões da sociedade e façamos o “correto” diante das situações.

Transferência

A transferência descreve a relação de projeção do paciente em direção ao terapeuta, associando este a uma figura importante em sua vida. Assim, o paciente confia na pessoa do terapeuta pois projeta nele a vivência com pessoas significativas, e acredita que o terapeuta é capaz de lhe ajudar com a sua demanda em específico.

Contra-transferência

A contratransferência é a reação interna resultante da relação do terapeuta com seu paciente, e a forma como o terapeuta é impactado pelas histórias do paciente. Assim, podem ocorrer identificações pessoais, conscientes ou não, sentidas intimamente pelo próprio analista com seu analisado. Podem ocorrer atualizações das vivências antigas do analista nessas situações, as quais o conectam pessoalmente com o analisado.

Libido

A llibido é a energia sexual que movimenta os seres humanos de variadas formas, sendo uma força que se apresenta em nosso desenvolvimento de variadas formas, não apenas de forma sexual.

Desejo

O desejo é a manifestação dupla do querer, sendo consciente e inconsciente. Assim, uma pessoa pode desejar alguma coisa, mas não querer aquilo que deseja. Pode se mover em prol daquilo que o impulsiona ou pode escolher ir em outra direção. Além disso, o desejo nunca se satisfaz, sendo uma das forças motrizes da vida.

Pulsão

A pulsão é o estímulo físico que chega até a mente, não nos levando necessariamente à sobrevivência, mas sendo um desejo insaciável. Já a pulsão de morte é uma vontade dupla de ter prazer e não ter prazer. Ao mesmo tempo em que buscamos algo bom, buscamos sua sombra, sofrendo no processo.

Estágios de consciência

Os estágios da consciência formulados por Freud envolvem o estágio consciente, onde temos a percepção sobre nós mesmos, ou seja, interna, e externa, incluindo as emoções, pensamentos, falas e ações, bem como os desejos. O próximo estágio, pré-consciente, seria uma ponte entre a superfície e a parte mais profunda da mente. É um “espaço” onde ambas as partes se encontram e interagem, por exemplo, por meio dos sonhos que podem ser lembrados ao acordar. Por fim, o inconsciente é a parte mais profunda onde a vida psíquica permanece distante do conhecimento.

Sintoma

É um fenômeno de origem inconsciente visto como um desejo camuflado como forma de expressão que vem à tona como forma de comunicação do inconsciente. São sinais de que algo precisa ser olhado com mais calma ou dado maior importância. Os sintomas podem perdurar anos até serem reconhecidos como algo fora do comum na manifestação da pessoa, ou mesmo passarem sub-diagnosticados ou não analisados por toda uma vida.

Sonhos

Os sonhos são o caminho de acesso ao inconsciente, revelando desejos e percepções que de outro modo não chegariam à consciência. Assim, os sonhos se encontram em um campo de conexão com o inconsciente que chega ao pré-consciente e algumas informações podem ser evocadas no próximo dia. Os sonhos são de grande importância em análise e recomenda-se não subestimar os sonhos e registrá-los para posterior compreensão.

E você, gostaria de vivenciar a experiência de fazer psicanálise? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados