Diferença entre solidão e solitude.

25/11/2023 às 21:14 Dicas

Diferença entre solidão e solitude.

Estar sozinho, para você, é algo prazeroso ou angustiante? Cada um de nós sente isso de maneira diferente, afinal, na cultura contemporânea ainda se acredita que ficar sozinho é algo ruim.

No entanto, você sabia que passar um tempo na própria companhia pode ser bastante positivo?

O que é solitude?

Definido como um isolamento voluntário, solitude foi uma expressão muito usada pelo pensador Paul Tillich, que associou a palavra à glória e felicidade de se estar sozinho.

Para o pensador, é apenas quando nos encontramos a sós que conseguimos entrar em contato com nosso mundo interno, colocar os pensamentos em ordem e observar o significado das nossas emoções.

Ao contrário da solidão (que veremos logo a seguir), a solitude é saudável e merece ser praticada, senão todos os dias, algumas vezes por semana. Afinal, ter um tempo sozinho é essencial para o desenvolvimento.

Solidão

Em contrapartida, a solidão tem um significado mais desagradável. Ela remete à dor, à angústia, à sensação de vazio. É o sentimento de não conseguir encontrar a felicidade, por ter a sensação de que falta algo na vida.

O grande problema da solidão é que, em alguns casos, ela pode se transformar em depressão. Ademais, pode ser uma condição para o desenvolvimento de distúrbios mentais e compulsões, por exemplo, em compras, festas, etc. 

Como a solitude se relaciona com a inteligência emocional?

Em um mundo onde tentamos a todo custo nos manter ocupados, a solitude é uma dádiva que merece ser preservada. O tempo livre para almoçar, por exemplo, é preenchido com redes sociais e as horas após chegar em casa do trabalho são ocupadas com TV. E isso faz com que percamos a oportunidade de nos conectarmos com nós mesmos.

A reflexão sobre si e os acontecimentos do dia ajudam na construção do autoconhecimento. Mas para fazer isso é essencial silenciar tudo ao redor e se perguntar:

 
  • Por que agi daquela maneira naquela situação?

  • De que forma posso melhorar minhas atitudes?

  • O que influenciou minha decisão?

  • Do que eu preciso para ter mais satisfação?

A reflexão sobre estas perguntas é imprescindível para o desenvolvimento da inteligência emocional - uma grande soft skill extremamente valorizada pelo mercado de trabalho e benéfica para as relações interpessoais. 

Da solidão à solitude: aprenda a curtir sua própria companhia!

  1. Se conheça melhor e se sinta confortável com isso: estar consigo mesmo é ideal para se conhecer, se aceitar e aprender a lidar com cada característica que te torna especial e único.

  2. Faça o que você gosta: reserve espaços na sua agenda para aprender novas habilidades, ir ao cinema, etc.

  3. Saia para observar: quando conseguir, dar uma volta na natureza, na praia ou em um parque sozinho, é uma terapia natural que te faz valorizar muitos detalhes que passam despercebidos.

  4. Coloque suas músicas preferidas, cante e dance: a música e a dança liberam dopamina.

  5. Escreva ou desenhe: para liberar seus pensamentos, desabafar e até organizar ideias é ótimo registrar tudo isso ou fazer trabalhos manuais.

  6.  Não faça nada, relaxe: tire um tempo para deitar na rede, não pensar em nada, esvaziar a mente e se cuidar.

A solitude pode mudar a sua vida!

A solitude, como você pode constatar ao longo desse artigo, é uma oportunidade para definir sonhos, projetos de vida. As reflexões nos ajudam a entender um pouco o que queremos ou do quê precisamos para ter mais satisfação.

Também podemos citar o ócio criativo como mais uma vantagem de praticar a solitude, visto que deixar a mente livre é importante para que ideias surjam. Afinal, uma rotina de muita produtividade e sem pausas é um bloqueio para a criatividade.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados