O que é bloqueio emocional?

24/11/2023 às 21:08 Dicas

O que é bloqueio emocional?

Constantemente nos vemos diante de situações difíceis em nossas vidas em que achamos que não vamos conseguir seguir adiante. Se você já se sentiu ansioso e até mesmo paralisado por situações desafiadoras, é possível que algum (ou alguns) bloqueio emocional precise ser superado.

As emoções são parte essencial da nossa construção psicológica e ignorá-las é um terreno fértil para criar barreiras que nos impedem de avançar em direção aos nossos sonhos e objetivos, além de ser prejudicial à saúde mental.

Superar os bloqueios emocionais não é uma tarefa fácil e pode até mesmo ser sofrida, no sentido psicológico. Contudo, é a superação destes bloqueios que permite a nossa evolução.

Você quer evoluir e se tornar uma pessoa capaz de alcançar seus sonhos? Temos certeza de que sim!

Mas, afinal, o que é o bloqueio emocional?

Ter bloqueios emocionais é viver um relacionamento tóxico com suas próprias emoções, onde você não consegue expressar e até mesmo entender por que se sente de uma determinada forma.

É uma espécie de mecanismo de defesa que usamos para evitar e ignorar aquilo que estamos sentindo. O problema é que, fazendo isso, esses sentimentos vão se tornando cada vez mais avassaladores. Assim, ao invés de simplesmente passarem, as emoções crescem, deixando o indivíduo confuso e ainda mais suscetível a ataques.

De onde eles vêm?

Logicamente, os bloqueios emocionais costumam ser causados por situações e eventos negativos e traumáticos, aqueles que não soubemos lidar. Isso pode incluir:

  • Morte de uma pessoa querida;

  • Rompimento de relacionamentos;

  • Mudanças de estilo de vida;

  • Traumas de infância;

  • Abusos e experiências traumáticas.

Embora os eventos negativos sejam os maiores causadores dos bloqueios emocionais, vivências positivas como uma gravidez e promoções de trabalho, por exemplo, também podem gerar esses bloqueios.

Fique atento aos sinais de bloqueio emocional

Apesar de oculto, o bloqueio emocional dá sutis sinais em nosso subconsciente de que está lá crescendo e se fortalecendo. Que sinais podem ser esses? Vejamos:

Fadiga excessiva

Manter as emoções enterradas no subconsciente exigem uma grande quantidade de energia. Por mais que não pareça, o seu corpo sente. Por isso, se você não tem nenhuma razão para se sentir cansado o tempo todo, a resposta pode apontar na direção de um bloqueio emocional.

Fingir que algo não incomoda

Se você, constantemente, fingi que não se incomoda com algo, quando no fundo se importa, essa é uma grande pista de que sua mente está enviando a você um bloqueio emocional.

Assim, é importante observar o problema em questão e tentar descobrir os motivos de você estar fingindo não se importar. Se essas razões forem para ignorar esses sentimentos negativos, é um forte sinal.

Necessidade de agradar a todos

É da natureza humana querer ajudar os outros, mas quando deixamos nossa saúde de lado para isso, é hora de se questionar. Dizer “sim” a todos também é um grande indicador de bloqueios emocionais.

Procrastinação

Você tem vários projetos incompletos? Para você, amanhã é sempre a melhor hora para começar algo?

Comece a prestar atenção nas coisas que você procrastina e verifique se há um padrão. Veja qual é o denominador comum e elabore uma estratégia para ficar mais motivado.

É hora de vencer essa barreira

Para lidar com o bloqueio emocional, o primeiro passo é admitir a sua existência! Compreender que você tem um problema é fundamental para seguir em frente.

Ademais, veja algumas atitudes que podem ajudar a desconstruir o bloqueio:

  • Assuma a sua responsabilidade por seus momentos de raiva, tristeza, alegria, etc;

  • Permita-se sentir as emoções, pois ao fazer isso você encontrará as melhores formas de lidar com elas;

  • Registre seus pensamentos e sentimentos;

  • Invista em ficar bem, pratique o seu autocuidado;

  • Procure ajuda profissional para melhorar ainda mais sua capacidade de integrar emoções negativas e usá-las para impulsionar uma mudança positiva.

Liberte-se com a hipnose!

Apesar de não ser uma doença grave, o bloqueio emocional, pode trazer muito sofrimento para você e para quem convive com você.

A hipnoterapia é para você que:
  • Deseja destravar problemas emocionais;

  • Quer mudar hábitos ruins e vícios;

  • Quer realizar um tratamento eficaz de traumas e fobias;

  • Deseja melhorar a sua saúde mental;

  • E muito mais!

A sua transformação com uma decisão. Participe da experiência de mergulho no subconsciente!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados