Foco: o que é e como ampliar?

30/08/2021 às 15:41 Dicas

Foco: o que é e como ampliar?

Na grande correria do dia a dia, poderia-se dizer que o mal do século é não ter tempo. Mas será que estamos sem tempo ou sem foco? Dá só uma olhada!

Produtividade e ritmo de vida

O século 20 ficou marcado pela produtividade no trabalho de tantos lugares que um dos slogans era “tempo é dinheiro”, demonstrando que sim, podemos fazer muito, mas, como consequência vemos altos índices crônicos de estresse no trabalho o que acaba causando mudanças fisiológicas e enfermidades. Hoje sabemos o quão importante é uma tarefa feita de qualidade e não de quantidade, mas como podemos como fazer uma tarefa tranquila e desempenhando o máximo de si?

A frase que marcou o século 20 foi dita como jargão das indústrias do capital, com isso muitas pessoas começaram a imaginar também que seria interessante começar vários projetos ao mesmo tempo, dificultando a capacidade de foco e de disciplina, e gerando mais ocasiões onde os projetos não se finalizam e há criação de outros, levando a alguns problemas de concentração.

Foco e pandemia

A pandemia veio e junto com muitas perdas, e além dos muitos lutos também estamos lidando com outra perda, a da alta performance que a cultura projetou no ser humano. Essa alta performance na sociedade que vivemos acaba influenciando muito a longevidade e a qualidade de vida das pessoas. Que por sinal, pode acarretar em sentimentos de insatisfação. No senso comum a outras denominações para a insatisfação como seu próprio fazer foram criadas, como a procrastinação, a preguiça, enrolar, “deixar para depois”, isso pode impedir a pessoa a fazer aquilo que ela realmente quer. Isso exige da pessoa uma certa inteligência emocional, uma dose de resiliência e força de adaptação.

Dicas para ter mais foco e concentração

Em um universo a organizar, os estudos apontam que quando você hierarquiza as tarefas é possível que você tenha mais qualidade no objetivo e ainda dentro do prazo. Outros estudos mostram que a tecnologia vem se tornando relativamente um meio de tirar o foco naquilo que realmente importa ultimamente na nossa sociedade Mas por outro lado com eficácia do celular na rotina, ele se tornou também um meio para organizar as tarefas do dia a dia de cada um, como por exemplo o alarme e o relógio. Juntando a organização e a disciplina, o foco pode ser direcionado a produtividade e qualidade.

Hierarquizar tarefas

Um dos melhores modos de hierarquizar as tarefas é fazer uma lista das tarefas mais importantes que precisam ser realizadas com 100% de atenção. Dê prioridade para o quanto antes, tente não dividir e sim separar 1 hora ou 3 horas do dia para realizar aquela tarefa mais importante.

Para não ficarem tão chatas as primeiras horas do seu dia, separe algumas tarefas rápidas e mais corriqueiras entre os intervalos das tarefas mais importantes, como fazer uma ligação para o hospital marcando uma consulta, colocar roupa para lavar, preparar um café, olhar as redes sociais. Se possível alterne as atividades a nível intelectual e a nível manual, alguns consideram essa prática como “descanso” ou como “recompensa”. Esse tipo de produtividade é recomendada para estabelecer horários também, como por exemplo acordar às 10 horas para começar a trabalhar e trabalhar 7, 8 horas completas, não mais além disso também ajuda o cérebro a se concentrar nessas tarefas somente nesses horários específicos, auxiliando também a concentração total e a desconexão com trabalho.

Foco e ambiente de trabalho

Além do foco ajudar a relação do trabalho ele também ajuda junto com a disciplina a tornar uma imagem profissional mais séria e mais responsável consigo pois ao criar um hábito rotineiro com horário as outras pessoas também irão perceber e isso pode causar uma impressão no grupo em que os a pessoa vive.

Além do mais manter o local de trabalho limpo e organizado, mantido longe de objetos diversos é uma boa maneira de evitar as distrações, pois assim você permanece somente com a lista de prioridades e assim mesmo já trabalhando de forma inconsciente os seus próximos passos durante o dia preparando a si para as próximas tarefas, ao ponto de com isso poder estabelecer metas para traçar um caminho a ser percorrido durante o fazer das tarefas.

Métodos de concentração

Ao longo dos últimos anos foram ficando alguns métodos de concentração que podem te ajudar em suas tarefas:

  1. Método pomodoro: desenvolvido por um estudante europeu, consiste em dividir as tarefas em intervalos de 25 minutos, no qual você terá cinco minutos de intervalo e quando chegar ao quarto ciclo faça uma pausa de 30 minutos, para ter um descanso maior, essa é uma boa ideia para a atenção total.
  2. Get things done: um método criado por um estudante norte-americano que tem como proposta favorecer a produtividade e foco na tarefa. Seu método é dividido em cinco partes: capturar as atividades que você tem que fazer e escrevê-las, esclarecer qual tipo de tarefa tem que fazer, organizar quais são as tarefas para fazer, refletir sobre o sistema que você montou por necessidade e hierarquia das tarefas e se engajar na execução delas após total dedicação e foco para fazer seu cérebro entender quais são os tipos de atividades que você tem que fazer, uma por uma.
  3. Não Quebra Corrente: método no qual você precisará de um calendário para marcar um X em cada dia que no qual você irá organizar suas tarefas diárias em cada dia do calendário, a ideia desse método é quando chegar ao fim do mês você terá uma sensação de dever cumprido e uma sensação de assiduidade.

É importante salientar que apesar de você organizar toda a sua rotina para ter um melhor foco e consequentemente uma melhor produtividade e saúde mental, é importante lembrar que cuidar da alimentação é importante para quem quer aumentar a energia para gastar em foco, disciplina, organização. inclui também atividades físicas e alimentação balanceada não somente no dia de trabalho pois se alimentar regularmente bem afeta diretamente na quantidade de energia que temos disponível para gastar e manter, vivendo uma vida cheia de qualidade biopsicossocial.

E você, ficou interessado em adquirir mais foco em sua vida pessoal e profissional? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados