Lazer e cérebro

14/08/2021 às 00:18 Dicas

Lazer e cérebro

Com o mundo cada vez mais corrido e com as diversas demandas de trabalho, o lazer nem sempre é levado em consideração na hora de montar a agenda da semana. Principalmente durante o tempo de pandemia, a interação com as artes e a música têm se mostrado essencial para a manutenção da saúde mental dos indivíduos. Qual será a importância do lazer na saúde cerebral e geral? Dá só uma olhada!

O que é lazer?

O lazer é frequentemente definido como a qualidade da experiência ou como o tempo livre. O tempo livre é utilizado para atividades profissionais, tarefas domésticas e educacionais, além de atividades básicas como comer e dormir. O lazer é uma experiência que enfatiza as dimensões percebidas como liberdade e escolha para o indivíduo, são consideradas coisas que se fazem “apenas por fazer” ou que são significativas “em si mesmas” e cujo envolvimento do indivíduo se dá a partir da qualidade da experiência.

Várias áreas do pensamento humano se dedicam a entender a importância do lazer para o desenvolvimento humano, tais como a sociologia, a psicologia e a medicina, para entender as forças e os contextos dos estados emocionais e das condições de estresse do indivíduo.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos inseriu o lazer como um direito humano a partir de seu artigo número 24. A gama de atividades de lazer envolve desde atividades informais e casuais, até atividades altamente organizadas e duradouras. Grande parte das atividades de lazer são consideradas hobbies que trazem satisfação pessoal regular e frequentemente resulta no desenvolvimento de novas habilidades e melhor percepção dos resultados atingidos.

Tipos de lazer

Podemos caracterizar alguns tipos de lazer que podem dar noção da escala do que o lazer pode ser e proporcionar. Veja só:

  1. Lazer sério: é aquele tipo de lazer planejado que pode envolver um hobby de longa duração ou um voluntariado, por exemplo, onde há uma satisfação substancial, grande interesse e muitas vezes se torna até mesmo uma fonte de renda e de gratificação pessoal. O engajamento no lazer série é distinguido pelo alto nível de perseverança, esforço, conhecimento e treinamento requerido para criar e realizar a atividade e obter seus resultados duradouros no bem estar e na saúde mental do indivíduo. Outros exemplos envolvem colecionar estampas, selos e dinheiro de diversas nacionalidades.
  2. Leitura como lazer: a leitura como lazer se expandiu a partir de 1900 se tornando uma atividade popular, principalmente devido à literatura e ficção, gêneros que se tornaram sucesso de vendas. A expansão da leitura para jornais, revistas e até mesmo para o cinema (onde os livros ganharam cor, imagem e som) veio com o tempo e mesmo com o surgimento da tecnologia ainda continua sendo praticado por meio de dispositivos eletrônicos e de audiolivros.
  3. Lazer casual: o lazer casual é aquele que traz recompensa imediata e pode ser vivido em curto prazo. São atividades prazerosas que requerem pouco ou nenhum treino em especial para aproveitar. São exemplos assistir à televisão ou ir nadar.
  4. Lazer baseado em um projeto: esse tipo de lazer a curto prazo ocorre de modo ocasional, não frequente e consiste na atividade planejada de lazer para obtenção de uma meta em específico, por exemplo, escrever um artigo ou construir um jardim.
  5. Lazer em família: o lazer em família é definido como o tempo que pais e filhos passam juntos em seu tempo livre ou em atividades recreativas, e pode ser expandido para inserir avós, parentes e netos e pode ser um momento central de troca de afeto e proximidade emocional entre as diferentes gerações.

O impacto do lazer no cérebro

O lazer é importante em todas as fases da vida e pode facilitar nosso senso de controle, de autoestima e autovalorização. O lazer na infância constitui um importante fator para a socialização, o desenvolvimento de habilidades e de suas personalidades e identidades pessoais. Em adultos, o lazer pode ser um meio de obter benefícios físicos, sociais, emocionais, culturais e até espirituais que aumentam a qualidade de vida biopsicossocial do indivíduo. Pesquisas mostram que o lazer é fundamental para um envelhecimento satisfatório, além do vínculo criado entre gerações que se torna singular nas atividades de lazer, onde podem-se relaxar os mecanismos de defesa do cérebro.

O ambiente e o clima do lazer geralmente é de relaxamento e “desligamento” das tensões e preocupações do dia a dia. Funciona como uma folga do organismo da pressão ligada ao estresse, a inabilidade para manejar a carga emocional diária e os desafios da vida.

Atividade física como lazer

A prática regular e sistematizada de atividade física é fundamental para o controle de doenças crônico-degenerativas, no entanto, a maior parte da população ainda se encontra inativa, em processo de sedentarismo. Apenas cerca de 15 a 25% da população adulta é considerada fisicamente ativa de forma regular e cerca de 67% da população adulta brasileira não realiza nenhum tipo de atividade física. Além disso, os hábitos sociais como fumo, ingestão de álcool e cafeína contribuem para instalação de doenças cardiovasculares, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, neoplasias, diabetes mellitus e cirrose, que vêm ocupando o maior espaço de morbimortalidade nas populações latino-americanas.

Para a manutenção da atividade física como lazer é preciso que os indivíduos passem a se convencer de que cuidar do corpo é algo agradável, principalmente escolhendo atividades que estejam alinhadas ao seu perfil e estilo de vida. Escolher uma atividade não apenas pensando no emagrecimento ou fortalecimento muscular, mas no bem estar emocional é fundamental, é uma visão que ainda está sendo modificada no pensamento coletivo. Por isso, é preciso dar uma chance para a atividade física e priorizar a promoção do bem estar físico e mental no organismo humano.

E você, ficou interessado em ter mais saúde e bem estar? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!

Referências:

SALVE, M.G.C. & BANKOFF, A.D.P. Análise da intervenção de um programa de atividade física nos hábitos de lazer. Rev. bras. saúde ocup. 2003;28.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados