O que é neuropsicologia?

10/09/2021 às 22:47 Dicas

O que é neuropsicologia?

A mente sempre chamou a atenção do ser humano e muitos avanços foram realizados para compreender como o cérebro transforma pensamentos em comportamentos e o papel das emoções nesse meio. Você conhece a neuropsicologia? Então vem dar uma olhada!

O que é neuropsicologia?

A neuropsicologia é considerada uma disciplina científica que tem por objetivo estar as relações entre cérebro e funções cognitivas em suas bases biológicas. Assim, a neuropsicologia é uma ciência interdisciplinar e busca estabelecer relações entre os processos mentais e o funcionamento cerebral utilizando conhecimento das neurociências, tais como a estrutura e funcionamento cerebral, e da psicologia, expondo a organização das operações mentais e do comportamento.

A neuropsicologia se dedica a estudar a expressão comportamental, emocional e social das disfunções cerebrais, os déficits superiores produzidos por alterações cerebrais, as interrelações entre cérebro e comportamento, cérebro e funções cognitivas e entre o cérebro e o comportamento humano. Dentre as funções neuropsicológicas estão atenção, percepção, orientação autopsíquica, temporal e espacial, linguagem oral e escrita, memória, aprendizagem, funções motoras, praxias, raciocínio, cálculos e funções executivas.

Por fim, a neuropsicologia é uma área interdisciplinar que integra a psicologia, neurologia, psiquiatria e outras áreas da medicina, linguística, psicolinguística, neurolinguística, inteligência artificial, fonoaudiologia, farmacologia, fisioterapia, terapia ocupacional, educação, biologia entre outras.

Histórico da neuropsicologia

O termo neuropsicologia foi cunhado pelo neurologista William Osler em 1913, mas tal área do conhecimento é considerada antiga e interdisciplinar. A neuropsicologia tal como conhecemos hoje surgiu em 1932 na França, com o trabalho de representantes de diferentes áreas: um neurologista, um psicólogo e um linguista. A motivação para o desenvolvimento da neuropsicologia no século 20 veio do trabalho colaborativo entre médicos e psicólogos, culminando na criação da Sociedade Internacional de Neuropsicologia.

Um dos marcos do desenvolvimento da neuropsicologia foram uma série de estudos realizados por Brenda Milner sobre seu paciente “H.M.” que se relacionava com o hipocampo e a memória, após ter sido submetido a uma cirurgia de remoção de larga porção do lobo temporal, a pesquisadora relata o estudo das funções neuropsicológicas e saúde mental no paciente.

Características da neuropsicologia

A neuropsicologia é mais experimental do que psicométrica, ou seja, utiliza-se de tarefas e paradigmas experimentais que conduzem a interpretação de processos subjacentes ao desempenho, sendo eles preservados ou deficitários. Recentemente conhecimentos em psicometria têm sido agregados a esta área da ciência, mas sua base permanece experimental e interpretativa por modelos cognitivo-linguísticos de processamento da informação.

O que faz o neuropsicólogo?

O profissional da neuropsicologia realiza uma revisão de conhecimentos, seleciona-os e utiliza com o objetivo de compreender a relação entre o cérebro e as funções mentais/cognitivas. Assim, sua intervenção contempla o processo de avaliação e reabilitação neuropsicológicas. A avaliação neuropsicológica geralmente abrange grandes classes de funções, como as funções receptivas (habilidades de selecionar, adquirir, armazenar e integrar informações através da visão, audição e somestesia); memória e aprendizagem; organização mental e reorganização da informação; funções expressivas (meios nos quais a informação é comunicada ou colocada em ação), entre outras. A avaliação envolve os processos/funções deficitários e os preservados, na tentativa de traçar um perfil neuropsicológico do caso em questão.

Quais são os transtornos neuropsicológicos?

Os transtornos neuropsicológicos normalmente incluem diferentes níveis de comprometimento de funções como memória, atenção, linguagem, funções executivas, habilidades perceptivo-motoras, entre outras, presentes em quadros de distúrbios neurológicos e/ou neuropsiquiátricos, do desenvolvimento ou adquiridos.

A avaliação neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é a aplicação dos conhecimentos da neuropsicologia para avaliar e intervir no comportamento humano, relacionando-o ao funcionamento normal ou deficitário do sistema nervoso central. É uma análise sistemática dos distúrbios do comportamento e da cognição que seguem as alterações da atividade cerebral normal, causados por doença, lesão, disfunção ou modificações experimentais.

Um dos objetivos da avaliação neuropsicológica é traças inferências sobre as características funcionais do cérebro de um indivíduo e deve possibilitar o diagnóstico e a documentação do estado do paciente, verificar a ocorrência de distúrbios cognitivos, comunicativos ou emocionais relacionados à lesão ou disfunção cerebral, além de desvendar os sintomas, as causas, o prognóstico e a descrição das características de cada caso, determinando a magnitude das sequelas da lesão e seguir a evolução do quadro a fim de oferecer orientações terapêuticas (bases para a reabilitação).

A reabilitação neuropsicológica

A reabilitação neuropsicológica consiste na abordagem de tratamento cujo objetivo é recuperar uma função cognitiva prejudicada ou perdida ou adaptar o paciente aos déficits adquiridos, visando o mais alto nível de adaptação possível. É um processo em que pessoas com dano cerebral trabalham em conjunto com profissionais da saúde, familiares e membros da comunidade para remediar ou minimizar os déficits cognitivos. Por isso, o conhecimento dos modelos cognitivos e a avaliação neuropsicológica completa se tornam essenciais para a reabilitação, visando ampliar a qualidade de vida biopsicossocial ao paciente.

A neuropsicologia no Brasil

A neuropsicologia chega ao Brasil por meio de práticas da neurologista, especialmente pelo pediatra Antonio Branco Lefévre, considerado o patrono e fundador da neuropsicologia brasileira por meio da tese publicada em 1950 sobre afasia em crianças. O médico criou em 1975 a Clínica Neurológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e o Setor de Atividade Nervosa Superior, marcado pela interdisciplinaridade e pela aproximação com a psicologia. Desde então, cursos de formação têm dado motivação para o desenvolvimento desta área no Brasil e no mundo.

E você, ficou interessado em conhecer novas abordagens em saúde e aumentar seu bem estar? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!

Referências:

HAASE, V.G. et al. Neuropsicologia como ciência interdisciplinar: consenso da comunidade brasileira de pesquisadores/clínicos em Neuropsicologia. Neuropsicologia Latinoamericana. 2012;4(4).

HAZIN, I. et al. Neuropsicologia no Brasil: passado, presente e futuro. Estud. pesqui. psicol. 2018;18.

WAJMAN, J.R. Neuropsicologia clínica: notas históricas, fundamentos teórico-metodológicos e diretrizes para formação profissional. Psic. Teor. e Pesq. 2021;37.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados