O que é o câncer?

15/08/2021 às 22:42 Dicas

O que é o câncer?

Com o avanço da tecnologia, atualmente é possível compreender melhor algumas doenças que antes eram inexplicáveis, tal como o câncer. Você sabe como essa doença age no organismo? Então dá uma olhada!

O que é o câncer?

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que possa receber instruções erradas para as suas atividades, denominados proto-oncogenes, que a princípio são células normais. Quando se tornam ativos, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas.

O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese, e em geral, ocorre lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa se prolifere e dê origem a um tumor visível. Os efeitos cumulativos de diferentes agentes cancerígenos ou carcinógenos são os responsáveis pelo início, promoção, progressão e inibição do tumor.

A partir da exposição a esses agentes nocivos em uma dada frequência e em dado período de tempo, dando origem a carcinogênese. Esse processo é composto por três estágios:

  1. Iniciação: os genes sofrem ação dos agentes cancerígenos, que provocam modificações em alguns de seus genes. Nessa fase, as células se encontram geneticamente alteradas, mas ainda não é possível detectar um tumor clinicamente. Por isso, se diz que as células estão “preparadas”, ou seja, predispostas à ação de um segundo grupo de agentes que atuará no próximo estágio.
  2. Promoção: as células geneticamente iniciadas ou “preparadas” sofrem efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores. A célula é transformada em célula maligna de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformação, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor. A suspensão do contato com agentes promotores muitas vezes interrompe o processo nesse estágio. Componentes como a alimentação e a exposição excessiva prolongada a hormônios são exemplos de fatores que promovem a transformação das células iniciadas em malignas.
  3. Progressão: essa fase se caracteriza pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Nesse estágio, o câncer já está instalado, evoluindo até o surgimento das primeiras manifestações clínicas da doença. Os fatores que promovem a iniciação ou progressão da carcinogênese são chamados de oncoaceleradores ou carcinógenos. O fumo é um agente carcinógeno completo, pois possui componentes que atuam nos três estágios da carcinogênese.

Tipos de câncer

Existem diversos tipos de câncer, que são definidos pelo órgão ou área afetada. O tipo de câncer com maior incidência é o câncer de pele não-melanoma, com cerca de 39.000 casos em homens e 43.000 em mulheres, tendo sido diagnosticados no ano de 2003.

Em crianças, as neoplasias malignas mais frequentes são as leucemias, linfomas, tumores do sistema nervoso central e do sistema simpático, rabdomiossarcomas, tumor de Wilms, retinoblastomas e tumores ósseos. Estima-se que os casos de câncer em crianças tem aumentado em cerca de 6.000 crianças por ano.

Prevalência do câncer

No Brasil, o câncer representa a segunda maior causa de óbito na população adulta de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Só no ano de 2003, cerca de 186.000 novos casos em homens, e 216.000 casos em mulheres foram registrados pelo Instituto, sendo que 17,07% dos casos estavam localizados no Sul do país, 17,07% no Sudeste, 12,3% no Centro-Oeste, 9,11% no Norte e 8,21% no Nordeste.

Diagnóstico do câncer

O diagnóstico e o tratamento do câncer têm evoluído expressivamente nos últimos 20 anos, com o desenvolvimento de métodos de biologia molecular, que permitem o diagnóstico apurado, acompanhamento adequado e avaliação do prognóstico dos pacientes.

Recomenda-se o diagnóstico precoce, aliado aos atuais métodos terapêuticos como a radioterapia, quimioterapia, cirurgia e transplante de medula óssea, aumentando a sobrevida de casos considerados incuráveis até pouco tempo.

O diagnóstico precoce perpassa a disseminação de medidas eficazes de prevenção, principalmente nos tipos mais prevalentes de câncer. Dentre os tipos de câncer passíveis de detecção precoce temos o câncer colorretal e o de mama, embora ainda sejam diagnosticados em estágios avançados de evolução devido à falta de adesão de algumas campanhas de saúde que promovem informações úteis à prevenção e tratamento precoce da doença. Quando precoce, o diagnóstico apresenta maior perspectiva de cura, a primeira barreira a ser vencida, com esforço multilateral, envolvendo autoridades governamentais, mídia, população e médicos.

As campanhas educacionais promovidas pelo Sistema Único de Saúde e outras instâncias da saúde têm procurado esclarecer a população sobre a necessidade de detecção precoce da doença, indo desde a sensibilização da classe médica, até a realidade do paciente.

Causas do câncer

Atualmente já se sabe que 50% dos casos de câncer ocorrem devido a hábitos de vida nocivos, como tabagismo, sedentarismo, contatos com carcinógenos ambientais, alimentação inadequada, excesso de gordura animal, corantes e conservantes. Estima-se que, se 30% da população de fumantes do mundo reduzissem o consumo de tabaco, mais vidas seriam salvas do que o que se conseguiu com a somatória de todos os avanços da oncologia nos últimos 10 anos.

Como prevenir o câncer?

Os números altos do câncer podem assustar, principalmente porque vivemos expostos a agentes potencialmente carcinógenos. Na busca por qualidade de vida, como podemos prevenir o câncer? Veja:

  • Não fume.
  • Priorize uma alimentação saudável, com frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados.
  • Mantenha o peso corporal adequado ao longo da vida.
  • Pratique atividades físicas regularmente para a manutenção da saúde do organismo.
  • Amamente, pois o aleitamento materno até 2 anos ou mais protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
  • Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos, e os meninos de 11 a 14 anos.
  • Vacine-se contra a hepatite B.
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
  • Aprenda técnicas de auto-regulação emocional, manejo do estresse e ampliação da tolerância e da resiliência.
  • Cuide da exposição adequada ao sol.
  • Evite a exposição a agentes cancerígenos no trabalho, como agentes químicos, físicos, biológicos ou a combinação destes.
  • Priorize a regulação e qualidade do sono.
  • Realize exames médicos periodicamente.
  • Siga as recomendações do seu médico.

Previna-se contra o câncer a partir do seu comprometimento com a própria saúde!

E você, está interessado em priorizar a sua saúde e acelerar seu processo de crescimento biopsicossocial? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!

Referências:

Editorial. Câncer no Brasil: presente e futuro. Rev. Assoc. Med. Bras. 2004;50(1).

LOPES-JÚNIOR, L.C. & LIMA, R.A.G. Cuidado ao câncer e a prática interdisciplinar. Cad. Saúde Pública. 2019;35(1).

Ministério da Saúde. ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. Instituto Nacional do Câncer. 2011.

PRADO, B.B.F. Influência dos hábitos de vida no desenvolvimento do câncer. Cienc. Cult. 2014;66(1).


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados