O reiki e a imposição de mãos na saúde

16/10/2021 às 17:52 Dicas

O reiki e a imposição de mãos na saúde

Uma das técnicas de imposição de mãos mais conhecidas, o Reiki agora faz parte dos serviços de saúde disponíveis no SUS. Você conhece essa técnica? Veja só os seus benefícios!

Histórico do Reiki

Algumas pesquisas relatam que o Reiki vem sendo praticado por leigos há mais de 97 anos, com popularidade crescente. Acredita-se, ainda, que o Reiki tenha sido iniciado no Japão no final do século 19, quando seus adeptos já falavam em uma energia sutil que poderia ser canalizada e difundida para outro indivíduo através de pontos específicos chamados Chakras.

Um estudo de 2007 indicou que quase 1,2 milhões de adultos e mais de 160.000 crianças receberam uma ou mais sessões de terapias de cura através da energia nos Estados Unidos. Além disso, a American Hospital Association verificou que em 2007, 15% ou mais de 800 hospitais americanos ofereciam Reiki como parte de seus serviços hospitalares como forma de ampliação da saúde biopsicossocial.

O que é o reiki?

O Reiki é uma terapia integrativa e complementar que pode ser classificada como uma terapia energética. Atuam sob o paradigma da Medicina Energética que lida com dois tipos de campos de energia:

  1. Verdadeiro: que pode ser medido pelas técnicas atuais;
  2. Supostos: que ainda têm de ser medidos.

Assim, o Reiki e as terapias energéticas são baseadas no conceito de que os seres humanos são infundidos com uma forma sutil de energia, conhecida como força vital e é denominada em diversas culturas, na medicina tradicional chinesa, na medicina ayurvédica e outras. Acredita-se que a energia vital possa fluir ao longo do corpo humano material mesmo não tendo sido inequivocamente medida por meio de instrumentação convencional.

O Reiki utiliza como um de seus recursos principais a imposição das mãos nas superfícies corporais, como forma de ampliar o equilíbrio energético.

Fundamentos do Reiki tradicional

O método Usui de Reiki é conhecido como o método tradicional, que é realizado através de um toque suave ou a imposição de mãos a uma curta distância do corpo do receptor, incluindo também tratamentos feitos a distância, sem necessidade de presença física do receptor (pessoa, planta, animal), seguindo um código de normas de conduta, de acordo com a tradição, passado de mestre para iniciado, sendo transmitido o que é chamado pelos praticantes de “Energia Vital Universal” (Reiki) para as 43 zonas mais necessitadas da pessoa.

Formação em Reiki

Existem três níveis de aprendizado do Reiki. Veja abaixo as características de cada nível:

  1. Reiki nível I: são abertos os supostos canais de energia e o aprendiz se familiariza com as posições básicas do tratamento no corpo físico, aprendendo a história, a posição das mãos e lhe permitindo aplicar em si próprios e nos demais.
  2. Reiki nível II: neste nível ensina-se sobre o tratamento a nível emocional e mental bem como a possibilidade de tratamento à distância.
  3. Reiki nível III: também chamado de nível Mestre, possibilita tratar daquilo que os praticantes entendem por questões do espírito, trabalhos em grupos e realizar iniciações para novos praticantes.

O que são chakras?

Informações provenientes de textos antigos da literatura iogue indiana falam a respeito da existência de centros de energia especiais no interior do nosso corpo sutil, aos quais se denomina chakra, uma palavra em sânscrito que significa “círculo”, assemelhando-se a vórtices rodopiantes de energias sutis. Os chakras estão envolvidos na captação das energias superiores e na sua transmutação numa forma utilizável na estrutura humana.

Como o Reiki nos equilibra?

O Reiki se baseia em fenômenos de alteração da vibração energética. Ao lidar com o estresse, o aborrecimento e a doença do organismo humano, este é deixado em um estado desarmonioso, o que faz com que suas vibrações corporais também se desarmonizem. Assim, acredita-se, pela ação da energia vital universal (Reiki) sobre o organismo desequilibrado, o estado desarmonioso pode ser levado novamente ao equilíbrio. Assim, o terapeuta utiliza-se da imposição de mãos sobre o corpo de um paciente em determinadas posições que correspondem à localização dos órgãos que compõem o sistema endócrino e linfático, que são realizados em quatro sessões de aproximadamente uma hora, podendo ser realizado com apenas um ou vários terapeutas. Finalizadas as quatro sessões fica a critério do paciente o encerramento do tratamento.

Como são as sessões de Reiki?

O Reiki pode ser efetuado estando o receptor sentado ou deitado, sempre com a roupa vestida. Prefere-se um local limpo, silencioso e com possibilidade opcional de músicas de fundo de relaxamento e aromaterapia no ambiente. O praticante passa as suas mãos sobre o paciente/receptor em determinadas posições, sem exercer pressão ou manipulação de algum tipo.

As sessões podem durar entre 30 minutos e 1 hora e meia, dependendo das necessidades do receptor. O praticante pode pousar as suas mãos em pontos que o paciente/receptor peça, caso tenha dores, mas seguindo um criterioso código de conduta devidamente orientado pelo Mestre responsável por sua iniciação na técnica, objetivando seguir os preceitos do Método Usui Reiki Ryoho Tradicional.

Benefícios do Reiki

A cura através das mãos defende a importância e o significado dos valores e das técnicas orientais para o restabelecimento da saúde física, mental e uma melhor compreensão com a questão da espiritualidade e do autoconhecimento.

O Reiki tem a capacidade de dissolver bloqueios de energia e proporcionar um aumento no potencial energético do ser humano, proporcionando-lhe equilíbrio e retorno ao seu estado natural de saúde, aumentando a sensação de bem-estar e de sentimentos positivos para a saúde mental. Assim, é possível afirmar que o Reiki, ao nutrir e fortificar o sistema energético dos seres humanos, contribui para que os sentimentos positivos sejam potencializados proporcionando efeitos psicológicos saudáveis.

E você, já pensou em experimentar os benefícios que o Reiki pode trazer à sua vida? Nós temos a solução! Aqui no Aliviamente, nossos profissionais são totalmente dedicados a contribuir para o seu sucesso e equilíbrio integral. Faça uma sessão de Reiki Online conosco e veja os resultados em você!

Referências:

BESSA, J.H.N. et al. Efeito do Reiki no bem-estar subjetivo: estudo experimental. Enfermería Global. 2017;48.

MOTTA, P.M.R. & BARROS, N.F. A aplicação de técnicas de imposição de mãos no estresse-ansiedade: revisão sistemática da literatura. Cad. Ter. Ocup. 2015;23(2).

VIEIRA, T.C. O Reiki nas práticas de cuidado de profissionais do Sistema Único de Saúde. UFSC. 2017.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados