Os óleos essenciais e suas aplicações

17/10/2021 às 17:58 Dicas

Os óleos essenciais e suas aplicações

Inúmeras substâncias presentes na natureza podem trazer benefícios para a saúde e até mesmo cura para males que ainda não possuem tratamento adequado. Você conhece os óleos essenciais e seus benefícios? Então vem dar uma olhada com a gente!

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias complexas, voláteis e de fragrância variável, oriundos de qualquer parte da planta, sendo produzidos principalmente pelas famílias Lauraceae, Myrtaceae, Labiateae, Rutaceae, Umbeliferaceae, entre outras, e resultantes do metabolismo secundário das plantas aromáticas. Elementos como flores, folhas, cascas, rizomas e frutos são matérias-primas para a produção dos óleos essenciais. Substâncias que residem nas bolsas (tricomas) das plantas são rompidas naturalmente por elas, liberando uma nuvem aromática ao seu redor, ou podem ser rompidas intencionalmente durante o processo de extração do óleo.

São altamente concentrados e muito complexos, podendo ultrapassar 300 componentes químicos. Possuem princípios ativos potentes, porém por ser tamanha sua complexidade, os efeitos secundários indesejados são minimizados no organismo. O óleo essencial não é uma gordura em si, diferente do óleo vegetal, mas é denominado óleo por solubilizar-se em fase oleosa e não em água. Penetra muito bem em nossas membranas celulares, até cem vezes mais que a água, e dissolve-se bem nos lipídeos de nosso corpo

Características dos óleos essenciais

As características presentes nos óleos essenciais são os seus aromas fortes exatamente iguais ao da planta de origem, a pureza, onde não deve conter nenhum solvente ou qualquer outra substância química, devem ser extremamente naturais, de consistências oleosas e voláteis, ou seja, evaporam à temperatura ambiente. Uma única gota equivale a 30 xícaras de chá da mesma.

Extração dos óleos essenciais

O Brasil tem lugar de destaque na produção de óleos essenciais, ao lado da Índia, China e Indonésia, considerados os quatro maiores produtores mundiais.

A extração dos óleos é feita através do processo de destilação ou prensagem de plantas aromáticas tendo como matéria-prima flores, folhas, sementes, frutos, lenhos ou raízes.

A escolha do tipo de extração depende do material em seu estado natural. As propriedades químicas dos óleos essenciais são determinadas por dois fatores: a natureza química dos compostos sintetizados pela planta e pelo processo de extração dos mesmos. Os óleos são substâncias de alto poder volátil e fragrâncias variáveis

Há quatro fatores que formam critérios de qualidade dos óleos: procedência; métodos de extração; estocagem e conservação da integridade do óleo. Neles encontramos uma grande quantidade de substâncias, podendo chegar a um número maior que 10.000. Assim, dependendo da técnica de aplicação, um mesmo óleo pode ter inúmeras funções; o que faz com que eles sejam multifuncionais, diferente dos produtos sintéticos, que atuam de um único modo, devido ao seu composto químico ativo

Histórico do uso de óleos essenciais

Os mais antigos relatos acerca do emprego de produtos naturais no tratamento de enfermidades estão presentes, há mais de 2000 anos a.C., nos livros em sânscritos dos Ayurvedas. Esta prática corresponde ao sistema de medicina mais antigo do mundo e ao exercício mais comum de medicina não alopática vivenciada na Índia, em especial na área rural, onde habita mais de 70% da população desse país. Os antigos persas e egípcios conheciam os óleos essenciais de Terebintina (madeira de pinheiro) e resina de mastique (Pistacia lentiscus), sem dúvida o primeiro óleo essencial obtido a partir da destilação a seco. Vasos de alabastro, encontrados em antigas tumbas de faraós, possuíam óleos essenciais e datavam de mais de 6.000 anos. Os óleos essenciais eram empregados pelos egípcios, também, em massagens de embelezamento, para proteger a pele do clima árido e evitar a decomposição de seus mortos, demonstrando que conheciam suas propriedades antissépticas. Essas informações difundiram-se para os antigos gregos e deles para os romanos

Tipos de óleos essenciais

Existem 18 tipos principais de óleos essenciais atualmente no mercado mundial. Dentre eles, podemos listar:

  • Cânfora
  • Cedro
  • Franco cedro
  • Citronela
  • Coentro
  • Cravo-da-índia
  • Eucalipto
  • Grapefruit
  • Hortelã-pimenta
  • Laranja
  • Lima
  • Limão
  • Menta japonesa
  • Patchouli
  • Sassafrás
  • Spearmint

Produção mundial de óleos essenciais

Anualmente, a produção mundial de óleos essenciais de trinta espécies aromáticas é estimada entre 110.000 e 120.000 toneladas e sua utilização não se restringe a aromaterapia, eles são também amplamente empregados na indústria de cosmética, alimentícia, saneantes e bebidas

O que é aromaterapia?

A aromaterapia é a arte e ciência que visa promover a saúde e o bem-estar do corpo, da mente e das emoções, através do uso terapêutico do aroma natural das plantas por meio de seus óleos essenciais. Dentre os produtos naturais empregados em abordagens terapêuticas, os óleos essenciais (OE), utilizados frequentemente na aromaterapia, são descritos como produtos com grande potencial terapêutico e farmacológico.

Atualmente a aromaterapia é reconhecida e empregada em muitos países industrializados, como um método extremamente eficaz de terapêutica. Em se tratando do conhecimento e avanço na área, a Inglaterra e a França são os países que mais se destacam, com trabalhos sérios e de qualidade. Vale ressaltar que na Inglaterra existe um Conselho de Aromaterapia e na França existem faculdades que possuem a disciplina “Aromaterapia” nos seus cursos de medicina.

Estima-se que aproximadamente 80% da população mundial emprega frequentemente as medicinas indígenas ou tradicionais em suas necessidades primárias de saúde, especialmente àquelas que se utilizam de terapias que envolvem o uso de fitoterápicos.

Benefícios da aromaterapia

Resultados de pesquisas atuais indicam que a prática milenar da aromaterapia é uma forma

de terapia complementar eficaz para a promoção geral do bem-estar e para o tratamento de muitos problemas de saúde, incluindo transtornos de humor e declínio cognitivo.

Os óleos essenciais apresentam diferentes propriedades biológicas, como a ação larvicida, atividade antioxidante, ação analgésica e anti-inflamatória, fungicida, e atividade antitumoral. Assim, os óleos essenciais possuem muitas propriedades benéficas à saúde biopsicossocial e devem ser levados em consideração como tratamento complementar a uma série de afecções à saúde.

E você, gostaria de experimentar os benefícios das terapias alternativas e complementares na sua saúde e bem estar? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um terapeuta floral hoje mesmo e veja os resultados em você!

Referências:

BIZZO, H.R. et al. Óleos essenciais no Brasil: aspectos gerais, desenvolvimento e perspectivas. Quím. Nova. 2009;32(3).

BRITO, A.M.G. et al. Aromaterapia: da gênese a atualidade. Rev. Bras. Pl. Med. 2013;15(4).

MACHADO, B.F.M.T. & JUNIOR, A.F. Óleos essenciais: aspectos gerais e usos em terapias naturais. Cad. Acad. UNISUL. 2011;3(2).


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados