Psicologia positiva e resiliência

26/08/2021 às 20:04 Dicas

Psicologia positiva e resiliência

Estamos em constante contato com diversas informações, principalmente por vias eletrônicas e pela televisão. Os telejornais anunciam grandes catástrofes e por isso muitas vezes fica difícil ver o lado bom da vida. Você conhece a Psicologia Positiva? Então vem com a gente!

Valorização de informações

As tragédias são as principais informações anunciadas pelos meios de comunicação em todo o mundo, tais como guerras, criminalidade, doenças, pobreza, tráfico de drogas, mortalidade infantil, coronavírus e outros, destacando os aspectos negativos da natureza humana de tal modo que os aspectos positivos se tornaram secundários.

Hoje em dia a ciência também se dedica a entender as causas da felicidade e quais os fatores estão envolvidos como causa da depressão e da perda de sentido de vida.

A psicologia positiva é uma das mais recentes formulações para estudar os aspectos positivos da vida. Entenda:

O que é psicologia positiva?

A psicologia positiva é uma área da ciência psicológica que estuda a experiência subjetiva positiva, os traços individuais positivos e as instituições positivas. Teve início em 1998 quando o psicólogo americano Martin Seligman assumiu a presidência da Associação Americana de Psicologia (APA). Para ele, a ciência não estava priorizando o estudo dos aspectos virtuosos da natureza humana e por isso apontou importantes lacunas presentes nas investigações psicológicas, tais como:

  • esperança
  • criatividade
  • coragem
  • sabedoria
  • espiritualidade
  • felicidade

Para Seligman, focar nos aspectos positivos de pessoas e instituições tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e prevenir psicopatologias advindas de limitações e de uma vida sem sentido. Suas metas são a redução do sofrimento e adequar o comportamento desviante, para promover o desenvolvimento das virtudes e potencialidades humanas.

Florescimento

O conhecimento das próprias forças e virtudes pode propiciar o que Seligman chamou de "florescimento", que pode ocorrer com pessoas, comunidades e instituições. O florescimento é utilizado na psicologia positiva sendo uma condição que permite o pleno desenvolvimento saudável e positivo dos aspectos psicológicos, biológicos e sociais dos seres humanos. O florescimento também significa o estado no qual os indivíduos sentem uma emoção positiva pela vida, desempenham ótimo funcionamento emocional e social e não possuem problemas relacionados à saúde mental, sendo indivíduos que vivem intensamente, ao invés de meramente existirem.

Características da psicologia positiva

O estudo dos aspectos virtuosos da psicologia positiva estabeleceu três importantes pilares para a investigação a partir da perspectiva positivista:

  1. A experiência subjetiva: refere-se aos estudos sobre o bem-estar subjetivo, experiências positivas ocorridas no passado, emoções positivas e aspectos como felicidade e transcendência (flow), assim como a esperança e o otimismo.
  2. As características individuais: forças pessoais e virtudes como capacidade para o afeto, o perdão, a espiritualidade, o talento e a sabedoria..
  3. As instituições e comunidades: ao nível de funcionamento de grupos, está relacionada às virtudes cívicas e instituições que possibilitem mudanças nos indivíduos para serem melhores cidadãos, com o foco na responsabilidade, o altruísmo e a tolerância

Psicologia positiva e adversidades

Pode parecer estranho, mas a psicologia positiva também trabalha e dedica suas pesquisas com as experiências humanas mais difíceis e dolorosas como, por exemplo, a perda de pessoas próximas, o diagnóstico de uma doença, um trauma e outros. Uma das formas pelas quais a psicologia positiva lida com as situações adversas da vida é por meio da resiliência.

Psicologia positiva e resiliência

A resiliência se refere a uma classe de fenômenos caracterizados por padrões de adaptação positiva no contexto de adversidades ou riscos significativos para o desenvolvimento. Tem sido considerado um fenômeno que mantém a saúde mental, apesar da exposição a adversidades psicológicas ou físicas.

Dentro das pesquisas em psicologia positiva, a análise da resiliência favorece a compreensão das forças humanas, pois quando se expressa as virtudes e forças pessoais se tornam conhecidas, e essa possibilidade traz importantes efeitos na vida dos indivíduos, uma vez que amplifica suas potencialidades, tornando-os mais fortes e produtivos.

A resiliência é um fenômeno comum e presente no desenvolvimento de qualquer ser humano. Geralmente são forças reconhecidas pela própria pessoa apenas nos momentos adversos

Psicologia positiva e coronavírus

A pandemia causada pelo COVID-10 é considerada uma crise grave que tem afetado a população mundial de várias formas, tais como a perda de familiares, demissões, restrição financeira, isolamento social e perda de liberdade. Nesse momento sem precedentes, a resiliência é fundamental para o enfrentamento das adversidades da pandemia. Veja como alguns princípios da psicologia positiva podem ajudar a lidar com as adversidades:

Autocompaixão: se refere a direcionar para si mesmo, o mesmo tipo de cuidado, bondade e compaixão transmitida às pessoas queridas que estão sofrendo.

Criatividade, otimismo e esperança: frente a essas situações inusitadas, a criatividade se torna essencial para vencer os momentos de crise, conferindo força à saúde mental do indivíduo. Estratégias criativas podem ser desenvolvidas com pessoas de diferentes faixas etárias visando desenvolver o potencial criativo com objetivos pessoais.

Bem-estar subjetivo: é composto por um fator cognitivo (satisfação de vida, por exemplo) e dois fatores emocionais (por exemplo, afetos positivos e afetos negativos) que definem o nível de felicidade percebida pelo indivíduo. A satisfação de vida é uma avaliação cognitiva do nível de contentamento com os aspectos relevantes da vida, como família, trabalho e relações sociais.

Por isso, invista em sua saúde mental e faça o exercício de valorizar as pequenas conquistas e alegrias do dia a dia, aumentando a sua felicidade percebida e diminuindo o estresse cotidianamente acumulado. Cuidar da mente é tão prioritário quanto cuidar do corpo. Cuide-se!

E você, já experimentou os benefícios da psicoterapia pessoal? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!

Referências:

CAMALIONTE, L.G. & BOCCALANDRO, M.P.R. Felicidade e bem-estar na visão da psicologia positiva. Acad. Paul. Psicol. 2017;37(93).

PALUDO, S.S. & KOLLER, S.H. Psicologia positiva: uma nova abordagem para antigas questões. Paidéia. 2007;17(36).

ZANON, C. et al. COVID-19: implicações e aplicações da psicologia positiva em tempos de pandemia. sem data.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados