Terapia de casal

02/09/2021 às 22:51 Dicas

Terapia de casal

Os tipos de relacionamento têm mudado significativamente ao longo do tempo e novas configurações surgiram para contemplar outras populações e seus anseios. Você sabe como funciona a terapia de casal? Então dá uma olhada!

Evolução da família

Ao longo do tempo, muitas modificações foram sendo realizadas nos tipos de família. Por exemplo, na classe média, os filhos estão saindo de casa e casando-se cada vez mais tarde, pressionados pela crise econômica e pela popularização dos cursos de pós-graduação. Assim, mudanças em relação ao “casamento para toda a vida” tem ocorrido em vários países do mundo ocidental, com pelo menos 30% dos casais se separando ao longo da vida, sendo que 50% dos primeiros divórcios ocorrem antes dos sete anos de casamento.

Estudos mostram que essas revoluções no conceito de casal e família são fruto de uma evolução natural nos últimos 200 anos em razão de interesses comerciais, políticos e outras motivações que foram sendo substituídas pelo amor e estão impactando os casais de forma biopsicossocial.

Casais diversos

Atualmente, cada vez mais países tem aceitado o casamento de pessoas do mesmo sexo. Assim, estamos diante de uma nova realidade sobre a importância da boa relação do casal para o sentimento de felicidade de ambos. O casamento se tornou mais complexo, e alguns autores afirmam que o ser humano ainda não encontrou uma forma melhor de criar filhos e satisfazer necessidades básicas de segurança e intimidade.

O efeito do feminismo na crescente igualdade de sexos também têm influenciado o casamento, pois denuncia a desigualdade e o menor poder da mulher na atualidade. Cada vez mais casais buscam sair da rotina da atribuição social de papéis, com mulheres que trabalham fora e homens que cuidam da própria casa.

O que é terapia de casal?

A terapia de casal visa intermediar, intervir e acompanhar casais em situações de conflito. Os melhores resultados nas intervenções durante a terapia de casal são de casais comprometidos, sendo modestos os resultados em casais cronicamente disfuncionais. Veja alguns tipos de conflitos entre casais cujas intervenções da terapia de casal são eficazes.

O casal funcional

A palavra amor tem sido cada vez mais inserida nas descrições clássicas das formações de casais funcionais. Estudos relatam que uma característica importante nos casais funcionais é a sensação de saber onde está o amor na relação, sentindo-se a presença imediata deste. No casal funcional a comunicação é direta, e diferentes opiniões coexistem. Há uma grande coesão e as emoções são expressas integralmente, tendo o poder bem distribuído e resolvendo os conflitos principalmente a partir da negociação, e não por ameaças ou autoritarismo. A disciplina tende a ser clara e consistente. Os adultos procuram não envolver os filhos nos conflitos do casal, protegendo-os das discussões que não lhes dizem respeito.

Um outro aspecto importante na saúde mental do casal é a sua “resiliência”. O casal resiliente é aquele que enfrenta as dificuldades que a vida traz de uma forma adequada e flexível.

Aspectos importantes do casamento

Dentre os aspectos importantes do casamento, podemos destacar:

  • Atração física e paixão romântica: desempenham um papel chave especialmente no início da relação. A atração sexual é particularmente importante para o homem, e para as mulheres além da atração sexual está presente a avaliação a respeito do tipo de pai que esse homem seria.
  • Companheirismo: vindo com o amadurecimento do casal, o companheirismo tem se tornado cada vez mais importante, e é comum ver pessoas com carinho à ideia de envelhecer juntas. Interesses compartilhados, projetos em comum, alguém com quem dividir a ansiedade e a solidão estão presentes na vida a dois.
  • Cuidar um do outro e dos filhos: o casal precisa definir os papéis e funções maternas e paternas não só em relação aos filhos, mas também um com o outro. Esse sentimento dos parceiros de que, se realmente precisarem, podem contar um com o outro é uma faceta fundamental da relação.

Brigas e divórcio

É importante destacar que todos os casais brigam, mas o importante é terminar a briga sem guardar rancor. É preciso entender que muitos problemas não se resolvem e isso precisa ser aceito e administrado.

Dentre as características principais dos adultos nos casamentos que acabam em divórcio são: 1) as freqüentes interações com alterações emocionais (voz alta ou gritaria na consulta); 2) o estilo defensivo dos parceiros, respondendo uma crítica com outra (a melhor defesa é o ataque); 3) manifestações mútuas de desprezo.

Casais sem filhos

Na fase dos casais sem filhos, ambos precisam encaminhar a questão da intensidade dos vínculos de cada um com a sua família, pois até casar as pessoas mais importantes são aquelas com vínculo familiar. Com o passar do tempo os cônjuges passam a se tornar um para o outro a pessoa mais importante afetivamente, já que os pais vêm a falecer e os filhos terão suas próprias vidas.

Dentre os conflitos mais comuns em casais sem filhos estão:

  • Com que freqüência vamos visitar nossos pais?
  • Vamos isoladamente ou juntos?
  • Qual o acesso que eles têm à nossa casa?
  • Os amigos são sempre comuns ou há espaço para as amizades individuais?
  • Questões como o manejo conjunto ou não do dinheiro, a divisão do trabalho doméstico, a organização da rotina diária são todos dessa fase.

Casal com filhos pequenos

A transformação do casal em família é uma complexa e poderosa movimentação. Com o surgimento do primeiro triângulo afetivo, marido e mulher também passam a ser pai e mãe, desenvolvendo novas identidades. É justamente nesses novos papéis que surgem os conflitos mais comuns relativos à educação dos filhos, sendo que eles se tornam graves e desgastantes quando os pais se polarizam. É comum a mãe, por exemplo, se queixar que o pai é ausente ou autoritário, e o pai frequentemente reclama que a mãe é superprotetora e inconsistente na disciplina. Outras vezes são os homens que não aceitam a prioridade que a mãe dá para o trabalho, argumentando que os filhos estão desatendidos.

Assim, a terapia de casal lida com os principais problemas nas diversas fases dos casais ao longo do casamento. Se o seu casamento precisa de ajuda, procure uma terapia de casal.

E você, precisa de ajuda para adquirir equilíbrio em seu casamento? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!

Referências:

CORDIOLI, A.V. e colabs. Psicoterapias: abordagens atuais. Editora Artmed. 3ª edição. 2008.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados