Vitamina D e saúde mental

26/07/2021 às 21:08 Dicas

Vitamina D e saúde mental

Sabemos que para ter saúde é fundamental uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudável. Como será que as vitaminas afetam nossa saúde mental? Dá só uma olhada!

O que é saúde mental?

A saúde ou sanidade mental é um termo utilizado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva e emocional ou a ausência de doenças mentais. Pode incluir a capacidade de um indivíduo apreciar a vida e procurar equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem estar biopsicossocial em que o indivíduo se dá conta de suas habilidades, consegue lidar com os estresses naturais da vida e consegue dar uma contribuição à sua comunidade. É um conceito que inclui o bem estar do modo como é percebido pelo indivíduo, a auto-eficácia, autonomia, competência, resiliência, dependência intergeracional, auto-atualização de capacidades intelectuais e do potencial emocional, entre outros.

A saúde mental impacta diretamente como um indivíduo vê a vida, sua capacidade de aproveitar experiências e seus esforços para atingir resiliência mental.

Vitamina D e saúde mental

A vitamina D está presente em uma série de funções corporais, incluindo as responsáveis pela saúde mental. Pessoas que vivem em locais com menos sol estão mais propensas a desenvolver transtornos de humor e problemas de saúde mental em geral, devido ao empobrecimento das funções cerebrais com a ausência deste nutriente. Principalmente em idosos, a deficiência em vitamina D se torna um problema de saúde mental, pois pode acarretar depressão.

Como muitas pessoas com depressão não conseguem sair de casa, sua exposição ao sol diminui e, consequentemente, os níveis de vitamina D no organismo.

Deficiência de vitamina D

A falta de vitamina D pode aumentar em até 75% o risco de depressão em pessoas mais velhas. Apesar de a associação entre o nutriente e a saúde mental ser relativamente nova, pesquisas já haviam alertado para maior probabilidade de transtornos mentais em indivíduos com deficiência de vitamina D. Estima-se que a deficiência de vitamina D afete cerca de 13% da população mundial, podendo causar dor óssea, dores musculares e fraquezas.

A vitamina D não é produzida pelo corpo, desta forma, o melhor meio para obter a vitamina D é por meio da exposição ao sol, e também pode alimentos como peixes, gema de ovo, bife de fígado e outros. Além disso, a vitamina D pode ser suplementada, pois sua aplicação em doses recomendadas é segura e relativamente barata. No entanto, a principal fonte de vitamina D está na exposição solar.

Os baixos níveis sanguíneos de vitamina D foram associados ao aumento do risco de morte por doença cardiovascular, comprometimento cognitivo em idosos, asma grave em crianças, câncer e outros.

Benefícios da vitamina D

A vitamina D é um composto importante para a saúde já que traz diversos benefícios e está envolvida em diversas funções do organismo. Podemos elencar benefícios, tais como:

  • Ajuda o corpo a absorver o cálcio que mantém os ossos saudáveis;
  • Auxilia o cérebro no envio de mensagens;
  • Atua no desempenho muscular;
  • Apoia o sistema imunológico no combate à infecções;
  • Contribui na prevenção de diabetes;
  • Ajuda a regular a hipertensão arterial;
  • Melhora a saúde cardiovascular;

Por isso é sempre importante estar em diante com seu check-up para verificar se os níveis de nutrientes, hormônios e vitaminas estão dentro dos adequados, buscando aumentar sempre que necessário, em conjunto com um profissional da saúde habilitado para receitar a dose necessária para cada caso.

Depressão

A deficiência de vitamina D está associada, em muitos estudos, à depressão, uma das maiores causas de incapacidade em todo o mundo, com mais de 300 milhões de indivíduos sofrendo com esse transtorno. Os receptores de vitamina D foram identificados em áreas do cérebro envolvidas com a depressão.

A combinação de suplementação de vitamina D com o tratamento depressivo tradicional pode levar à otimização da terapia, com maior tolerabilidade aos efeitos colaterais dos medicamentos.

Como aumentar os níveis de vitamina D

Durante a quarentena e o isolamento social dado pelo novo coronavírus, muitos de nós diminuíram a produção de vitamina D devido à falta de exposição ao sol, a principal fonte de vitamina D. Mas apenas tomar sol não é o suficiente, é preciso expor os braços e pernas ao sol pela manhã, pelo menos três vezes na semana, durante 15 a 20 minutos, sem protetor solar, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele. Além disso, indivíduos com a pele mais escura tendem a ter capacidade reduzida de sintetizar a vitamina D e por isso precisam se expor ao sol com mais frequência.

Pessoas com risco de câncer de pele podem utilizar protetor solar e a exposição somente dos braços ao sol já pode ser suficiente para obter as quantidades necessárias de vitamina D por esse indivíduo. Veja alguns alimentos que possuem quantidades de vitamina D:

  1. óleo de fígado de bacalhau
  2. óleo de salmão
  3. peixes
  4. ostras
  5. arenque fresco
  6. leite fortificado
  7. ovo cozido
  8. carnes como frango, peru e porco, além de vísceras em geral
  9. carne de boi
  10. fígado de galinha
  11. sardinha enlatada no azeite de oliva
  12. fígado de boi
  13. manteiga
  14. iogurte
  15. queijo cheddar, entre outros.

Procure informar-se com um profissional da área da saúde e também com nutricionista para verificar uma dieta adequada ao seu organismo e as quantidades de vitamina D que ele precisa.

E você, ficou interessado em ampliar o seu cuidado em saúde mental? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais bem estar e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!

Referências:

PORTO, C.M. et al. Contribuições da vitamina D no tratamento de sintomas depressivos e fatores de risco cardiovascular: protocolo de estudo para um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Trials. 2019.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados