A terapia virtual funciona?

22/07/2021 às 20:41 Dicas

A terapia virtual funciona?

A psicoterapia pela internet tem cada vez mais sido difundida, mesmo antes da pandemia do coronavírus, tanto no exterior quanto no Brasil. Mas será que ela funciona?

Histórico

O atendimento psicológico à distância tem suas raízes na década de 50, quando iniciaram-se os atendimentos por telefone.

A psicoterapia pela internet teve seu início há pouco mais de uma década e recebeu inicialmente grande oposição, pois acreditava-se que a relação terapêutica ficaria comprometida por um empobrecimento da comunicação não verbal, ou seja, a impossibilidade de observar presencialmente o paciente diminuiria o número de elementos terapêuticos a serem tratados na relação. Além disso, preocupações éticas a respeito da conduta do terapeuta acerca da confidencialidade, da identidade dos pacientes e terapeutas, dos papéis desempenhados na rede e do manejo de situações de emergência tomavam grande relevância. Questões em relação à legislação também era uma preocupação em relação aos atendimentos pela internet. No entanto, o cenário mundial atual demandou ajustes em todas as áreas da vida e a apreensão com relação à assistência psicológica à distância têm diminuído significativamente.

Um número cada vez maior de profissionais passou a realizar a psicoterapia online, através de tecnologias que facilitam a prática, os códigos de ética foram ajustados e cursos de formação começaram a ser oferecidos. Por outro lado, cada vez mais pacientes se mostram receptivos a essa nova forma de intervenção terapêutica.

Acesso à internet

O acesso à internet tem aumentado cada vez mais, principalmente nas últimas décadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o número de pessoas com o acesso à internet aumentou exponencialmente a partir dos anos 200 e 2008, com quase 78 milhões de pessoas com acesso à internet em diversos ambientes.

A internet é um instrumento para aquisição de informação, conexão social, educação e autoeducação, movimentação da economia, e até o enfrentamento da timidez e inibição. Hoje em dia, podemos interagir em tempo real com todo o mundo, com pessoas e informações em ritmo quase instantâneo. Com isso, comportamentos e costumes, além de outras formas de relacionamento, estão surgindo como meios de utilizar a tecnologia de maneira produtiva.

Psicoterapia pela internet

A terapia virtual, psicoterapia pela internet ou psicoterapia online trata-se das terapias realizadas pelo profissional habilitado através de email, chat, mensagem instantânea, áudio ou videoconferência, sem excluir a possibilidade de encontros presenciais.

As terapias online variam em seu sincronismo e podem ser sincrônicas, ou seja, uma comunicação imediata, ou assíncrona, ou seja, com atraso, que pode ser curto ou longo.

Psicoterapias de diferentes abordagens vêm sendo praticadas online, como a psicodinâmica, narrativa, cognitivo-comportamental, terapia comportamental e terapia centrada no cliente.

A psicoterapia virtual deve seguir as mesmas normas do código de ética profissional para atendimento face a face, como a confidencialidade, disponibilidade em caso de emergência, intervenções em situações onde o paciente apresenta risco a si próprio ou a outros, e delação de abuso de menor e cumprimento da legislação local quanto à licença para atuar.

Benefícios da terapia virtual

Estudos têm mostrado que a psicoterapia pela internet é efetiva, amplia o acesso à terapia e diminui seus custos do cuidado biopsicossocial. Resultados positivos têm sido encontrados no tratamento da depressão, da ansiedade, transtorno do pânico, estresse pós-traumático e transtornos alimentares, além de ser promissora no tratamento das adições, da psicose, depressão em pacientes terminais, refugiados e imigrantes, bem como de deficientes auditivos.

Não apenas os adultos podem iniciar a terapia online, mas também adolescentes e crianças. Essa modalidade de atendimento pode auxiliar o acesso à psicoterapia para pessoas introvertidas, com transtornos de ansiedade, agorafobia e fobia social, com problemas de imagem corporal e uso de substâncias.

Dentre as vantagens da psicoterapia pela internet, podemos elencar:

  • Aumento da disponibilidade
  • Conveniência no atendimento a partir do local mais prático e confortável ao paciente;
  • Acessibilidade para várias populações;
  • Privacidade acerca dos atendimentos e da identidade dos pacientes através do anonimato;
  • Baixo custo, ao eliminar os custos com sala e transportação, por exemplo;
  • Redução do estigma, com cada vez mais pessoas aderindo aos cuidados de saúde mental.

Muitos indivíduos que moram em regiões remotas e não têm acesso a terapia também podem se beneficiar da terapia virtual. As intervenções podem ser adaptadas ao usuário e até mesmo a comunidades. Dessa forma, um dos principais benefícios da terapia virtual é que o usuário pode acessá-las do ambiente em que se encontra no momento ou que sente ser mais adequado. Além disso, as terapias virtuais deslocam o foco da doença mental para o comportamento de buscar ajuda, colocando o indivíduo numa posição de agente de sua própria mudança.

Regulamentação do CRP

Atualmente, o atendimento psicológico virtual é uma modalidade de atendimento regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) através da resolução nº 011/2018, a qual sofreu algumas alterações por conta da pandemia do coronavírus. Dessa forma, o psicólogo habilitado pode realizar consultas e atendimentos de maneira síncrona ou assíncrona, realizar processos de seleção de pessoal, utilizar instrumentos psicológicos como testes, supervisionar tecnicamente os serviços prestados por outros psicológicos em diversos contextos de atuação.

Para estar habilitado e prestar atendimentos online, os psicólogos precisam se cadastrar na plataforma E-psi, submetendo sua inscrição ao Conselho Regional de Psicologia no qual o profissional estiver cadastrado.

A relação terapêutica virtual

A relação terapêutica em psicoterapia se caracteriza pelo padrão comunicativo estabelecido entre o terapeuta e o paciente, na expressão implícita ou explícita de sentimentos e atitudes entre um e outro, e está fortemente associada aos resultados do tratamento.

A relação terapêutica virtual se difere qualitativamente da versão presencial da psicoterapia, no entanto, pesquisas têm mostrado cada vez mais semelhanças entre ambas.

Dessa forma, para a maioria das pesquisas a relação terapêutica online não se diferencia da presencial, e têm mostrado resultados importantes, como a percepção de presença, confiança, conexão, compreensão e participação do paciente.

E você, ficou interessado em novas formas de intervenção e terapia? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!

Referências:

FARIA, G.M. Constituição do vínculo terapêutico em psicoterapia online: perspectivas gestálticas. Rev. NUFEN. 2019;11(3).

PIETA, M.A.M. et al. Psicoterapia pela internet: viável ou inviável? Psicol. cienc. prof. 2014;34(1).

SIEGMUND, G. & LISBOA, C. Orientação psicológica online: percepção dos profissionais sobre a relação com os clientes. Psicol. cienc. prof. 2015;35(1).


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados