O papel da arte na saúde mental

06/07/2021 às 19:35 Dicas

O papel da arte na saúde mental

A expressão artística nem sempre é algo elaborado ou “caro”. A arte está envolvida em nossas vidas diariamente, e nem sempre percebemos. Como será que a arte influencia a sua saúde mental? Dá uma olhada!

Arteterapia

O papel valoroso da arte na saúde mental ainda está em processo de reconhecimento. Cada vez mais pessoas reconhecem que as artes e a cultura desempenham um importante papel em ajudar as pessoas com problemas de saúde mental.

A arteterapia aplica técnicas baseadas em arte, como pintura, dança e teatro para intervir na saúde mental em transtornos como a depressão e a ansiedade. Criar desenvolve a capacidade de um indivíduo lidar com a própria saúde mental e bem estar.

A criatividade é fundamental na arte terapia e permite que as pessoas se expressem, sem o uso de palavras.

A arteterapia pode ser usada como complementar a um tratamento de saúde mental tradicional. Seu objetivo é gerir comportamentos, processar sentimentos, reduzir o estresse e aumentar a autoestima.

Na jornada da arteterapia, alguns processos acontecem, tais como:

  • Autodescoberta: criar arte ajuda o indivíduo a desenvolver o autoconhecimento e reconhecer sentimentos que estavam subjacentes ou subconscientes.
  • Autoestima: o processo dá um sentimento de conquista pessoal que pode ser valioso na melhoria da auto-apreciação e confiança.
  • Liberação emocional: o grande benefício da arteterapia é dar ao indivíduo um espaço saudável para se expressar e se libertar de todas as palavras não expressas. Quando você não consegue expressar a si mesmo, fazer arte pode ajudá-lo a conseguir.
  • Alívio do estresse: lutar contra a ansiedade, depressão ou trauma pode ser muito estressante, física e mentalmente. Criar arte pode trazer um alívio e o relaxamento do corpo e da mente.

Princípios da arteterapia

A arteterapia se baseia na crença de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor na qualidade de vida destas pessoas. As linguagens artísticas, tais como as plásticas, as poéticas e as musicais permitem a expressão e elaboração do que é apenas vislumbrado. Na intimidade psíquica, um mundo de percepções e sensações, pensamentos, fantasias, sonhos e visões, ocorrem sem a ordenação moral da comunicação verbal do cotidiano.

A utilização de recursos artísticos tais como pincéis, cores, papéis, argila, cola, figuras, desenhos, recortes e outros, têm como finalidade a mais pura expressão do verdadeiro self, não se preocupando com a estética, mas sim, no conteúdo pessoal implícito em cada criação e explícito como resultado final. Importante ressaltar que a utilização dos materiais são para simples manuseio e autoconhecimento, não para fins de profissionalização ou comercialização.

Benefícios da arte na saúde

Envolver-se com as artes pode ter um impacto positivo e duradouro na saúde. Ajuda a prevenir uma série de condições de saúde mental, ajuda no manejo da saúde mental prejudicada e dá suporte à recuperação.

A arte tem sido uma opção cada vez mais utilizada para melhorar o bem estar. Participantes em atividades com artes parecem apresentar melhor capacidade de lidar com um espectro de doenças mentais e estresses.

As artes criam um senso de comunidade, e como ao longo do crescimento vamos ficando isolados com a perda de conexões sociais, tais como amigos, família ou mesmo no trabalho. Criar arte permite entrar em contato com outros, aliviando a solidão e o isolamento, além de permitir que as pessoas assumam maior responsabilidade sobre sua própria saúde e bem estar, ajudando a manter níveis de independência e curiosidade, e melhorar a qualidade de vida, já que a arte promove grande contentamento.

Estudos afirmam que criar arte estimula a liberação de dopamina no cérebro, um neurotransmissor liberado quando fazemos algo prazeroso e a sensação de nos sentir mais felizes. Níveis aumentados desse neurotransmissor podem ser benéficos para a depressão e ansiedade.

Arte e coronavírus

Com o isolamento social devido ao coronavírus, muitas pessoas estão se voltando às artes para se expressar e que também pode ser um pedido do cérebro de realizar atividades que tragam prazer.

Arte no dia a dia

Não é preciso ter o auxílio de um profissional para obter os benefícios da arte. Existem muitas atividades a serem experimentadas e que podem ser realizadas no conforto de sua casa, como escrever um diário, desenhar, fazer colagens, esculturas e outros. A única coisa que importa é que você esteja confortável com a técnica.

No entanto, a arte está envolvida no nosso dia a dia e é utilizada como promoção do bem estar que podem passar despercebidos. Vamos ver como a arte está inserida em nosso dia a dia:

  • Psicologia das cores: cada cor é capaz de alterar, mais ou menos, o humor e o estado psíquico do indivíduo.
  • Músicas: a expressão de sentimentos por meio das músicas é uma das formas mais antigas de comunicação do ser humano.
  • Filmes: demonstrações ou desdobramentos da realidade que podem ser educativos, representativos e empoderadores.
  • Séries: representações curtas de temas da realidade ou do sobrenatural.
  • Movimentos culturais: identificações com valores em comum e busca pelo reconhecimento dos direitos da classe.
  • Museus: valorização da história também faz parte do conhecimento e fortalecimento das origens e dos conhecimentos intergeracionais.
  • Atividades culturais: todo ser humano precisa de atividades para “refrescar” o cérebro e muitas delas são atividades culturais.
  • Grupos de dança: atividades de expressão do corpo como dança e teatro também podem estimular o processamento de sentimentos e emoções.

Quem deve procurar a arte terapia?

Todas as pessoas que se sentem sobrecarregadas pela pressão do mundo corrido atual devem tentar arteterapia pelo menos uma vez em suas vidas. Além de promover a saúde mental, ela também ajuda a lidar com problemas como adicção, ansiedade, transtornos de atenção, luto e perda, demência, depressão, distúrbios alimentares, doenças físicas, TEPT, trauma e outros.

Acesso a arteterapia

É muito importante deixar claro que não é preciso ser um artista para tentar a arteterapia. Somos inatamente criativos e tudo o que é preciso na arteterapia é ser honesto consigo mesmo e com suas emoções. Uma vez que a criatividade é liberada, seu artista inato rapidamente acorda.

E você, ficou curioso para saber mais sobre novas abordagens em saúde mental? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo em sua jornada de autoconhecimento e ampliação da qualidade de vida. Consulte um terapeuta hoje mesmo e veja os resultados em você!

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados