O que é reiki?

07/07/2021 às 18:37 Dicas

O que é reiki?

A medicina tradicional e complementar é uma importante ferramenta para a manutenção e tratamento de doenças, sobretudo as doenças crônicas. Dessa forma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento incentivando o uso de medicinas tradicionais, práticas complementares e integrativas no Sistema Único de Saúde, visando promover um cuidado centrado na pessoa.

No Tibete esses ensinamentos foram guardados e ensinados por séculos e hoje voltaram a ser aplicados em benefício da saúde biopsicossocial.

O que é reiki?

O reiki é uma palavra de origem japonesa por volta de 1922, por meio de um monge budista chamado Mikao Usui. O reiki consiste em uma prática espiritual, um sistema de cura holística que, através de pessoas habilitadas por um mestre, buscam promover a cura através das mãos, um método para trabalhar a energia do corpo, da mente e da alma.

Acredita-se que o reiki seja uma espécie de energia universal, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, o reiki não é uma religião, nem filosofia mística, nem seita com adeptos, bem como não supre a necessidade de medicina alopática ou homeopática. Através do reiki, o indivíduo preparado capta e multiplica as energias naturais do ser humano, restaurando seu estado de saúde.

Portanto, a palavra reiki é formada pelos elementos do japonês “rei”, que denota algo misterioso e sagrado, e “ki”, usado para denotar a energia cósmica por trás de toda a vida. Essa forma de energia vital tem sido conhecida em diferentes culturas como Reiki no Japão, Chi na China, Prana na Índia, Ruach em hebraico, Luz para os cristãos, entre outros.

Método Reiki

As técnicas utilizadas pelo Reiki são basicamente modos diferentes de manifestar energias que sempre estiveram disponíveis, sendo necessário entender que não existe técnica perfeita. Além disso, a eficácia não está na própria técnica, mas na capacidade de abertura e compromisso com a pessoa que a recebe. Alguns autores relatam que as técnicas são “alquímicas”, ou seja, o indivíduo receberá o que lhe é necessário naquele momento da vida, por isso o resultado varia de indivíduo para indivíduo.

Por meio da imposição de mãos ou com o uso do toque para a saúde, o reiki visa uma cura espiritual, energética e integral do ser humano, restaurando suas dimensões físicas, emocionais, mentais e espirituais. O Reiki também pode ser aplicado à distância e existem níveis de formação para estar habilitado para doar energias.

A proposta é que a energia recarrega as partes em desequilíbrio para liberar novamente sua função.

O que acontece durante o Reiki?

Durante a sessão de Reiki, indivíduos são levados a um estado de relaxamento profundo, no qual ele alcança maior serenidade e tranquilidade, fazendo com que transtornos como a depressão cessem e a pessoa começa a ver mais perspectiva de vida e a acerca de seus problemas, muitas vezes obtendo solução, além de muito autoconhecimento, mais felicidade e resposta saudável do corpo.

O facilitador ou facilitadora abre uma espécie de canal de energia, e transfere essa energia para reequilibrar o indivíduo. O relaxamento proporcionado pelo Reiki é profundo mas totalmente atento, sem que o indivíduo perca sua noção de realidade.

As mãos do terapeuta podem circundar o corpo sem tocá-lo, em posições predeterminadas, onde pega a energia vital gerada pelo Sol e pelo universo e canaliza e transfere-a para a pessoa. Perpassando o corpo até os pés, o Reiki pode trazer uma sensação de paz que invade todo o corpo. O facilitador escolhe aprender essa técnica, e é ensinado a sentir, canalizar e transmitir energia através da imposição de mãos, atuando como um canal de energia.

Quem pode aplicar o Reiki?

Não existem restrições para ser um aplicador de Reiki, mas existem cursos de diversos níveis para ir adquirindo ou trabalhando a percepção extrassensorial dos facilitadores. Geralmente quem faz a formação para Reiki relatam “receber um chamado” ou terem o dom para a cura através das mãos.

Ao longo das formações, o indivíduo vai entrando em maior contato com essa energia, sendo ensinado a como se relacionar com ela, manejá-la e se sentir mais tranquilo nessa posição. É necessário que o indivíduo tenha uma predisposição e vontade ativa de ajudar as pessoas em seu processo de cura pessoal, bem como pessoas que tenham uma visão holística do ser humano, englobando a dimensão espiritual.

Eficácia do Reiki

O Reiki tem sido indicado como coadjuvante de uma série de tratamentos médicos, para doenças como câncer, nos casos de quimioterapia e radioterapia, visando diminuir os efeitos colaterais altamente prejudiciais.

Em pacientes oncológicos, o Reiki tem sido relacionado a melhoria da disposição, do humor, da capacidade de pensar, de lidar com situações e até predisposição para aprender Reiki.

Dentre os efeitos benéficos e da eficácia do Reiki, podemos citar:

  • Curto prazo: efeito paliativo, aliviando a dor causada pela doença, é usado como complemento aos tratamentos convencionais; o efeito já pode ser sentido na primeira sessão.
  • Médio prazo: obtenção da cura dos sintomas da doença, o que pode levar alguns meses de tratamento, dependendo do caso.
  • Longo prazo: obtenção da cura da causa das doenças, principalmente das doenças com origem emocional ou que causam desequilíbrio no ser.

Segundo autores, o Reiki ativa e revitaliza o sistema imunológico, danificado principalmente pela quimioterapia, relaxa e acalma a dor, diminuindo os efeitos colaterais dos tratamentos, atuando em conjunto com a equipe médica.

E você, já testou os benefícios do reiki em você? Venha para o Aliviamente! Aqui temos as melhores soluções para a sua saúde biopsicossocial. Consulte nosso Reiki Online e veja os resultados hoje mesmo!

Referências:

AMARELLO, M.M. et al. Terapia reiki no Sistema Único de Saúde: sentidos e experiências na assistência integral à saúde. Rev. Bras. Enferm. 2021;74(1).

FREITAG, V.L. et al. Benefícios do reiki em população idosa com dor crônica. Texto Contexto Enferm. 2014;23(4).

FREITAG, V.L. et al. O reiki como forma terapêutica no cuidado à saúde: uma revisão narrativa da literatura. Enfermería Global. 2015;38.

SANTOS, A.M.B. et al. O reiki como terapia complementar na prática de enfermagem. Rvista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 2018;3(8).


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados