Psicologia das cores

17/08/2021 às 19:39 Dicas

Psicologia das cores

Alguns fenômenos estão presentes no nosso dia a dia e nos influenciam até mesmo sem que percebamos. Você conhece a influência das cores no seu bem estar e comportamento? Então veja só!

As cores

As cores fazem parte de nossa vida no dia a dia e são observadas desde muito cedo, por exemplo, ao olhar o azul do céu, o verde das árvores, o vermelho do pôr do sol e na interação em geral com a natureza. Este colorido natural chamou a atenção do homem, comunicou-lhe alguma coisa e despertou sentimentos. Aí então surgiu o desejo de reproduzir esse fenômeno ao se comunicar, e expressar por meio de uma linguagem simbólica através do colorido. Assim, as cores emergiram na arte, nos objetos, nas casas e nos ambientes, para torná-los agradáveis e belos.

Hoje em dia as cores são vistas como parte da aparência de objetos e podem ser definidas como a sensação provocada pela luz sobre os órgãos da visão, sendo assim, na ausência de luz os objetos deixam de manifestar cor, ainda que continuem sensíveis ao tato. A cor é a combinação de sensações físicas e de sua interpretação psicológica, resultante do processamento da visão e do cérebro.

É na educação desde cedo que aprendemos a conferir às cores suas denominações e aspectos emocionais que relacionamos a elas, já que as redes neurais para linguagem, leitura e escrita já começam desde o nascimento.

O fenômeno da cor

Autores relatam que o fenômeno da cor está na mente e deve ser estudado a partir de características fisiológicas, físicas e psicológicas envolvidas no processamento da visão. Outros estudos demonstram a associação feita pelos indivíduos das cores com diversas situações de vida, tais como: perigo, atenção, qualidade dos alimentos, acidez e alcalinidade em experimentos químicos e outros. Tais associações podem sofrer influência de aspectos geográficos, culturais e faixa etária, que podem ser identificadas na preferência por certas cores.

Pessoas em lugares tropicais gostam mais de cores saturadas e com brilho, enquanto os moradores de regiões mais temperadas possuem tendência para cores sombrias. Isso se deve ao fato de serem essas as cores que estão mais acostumados a ver em seu habitat natural.

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores se trata de um estudo aprofundado sobre como o cérebro humano identifica as cores existentes e as transforma em sensações e sentimentos, um estudo que deriva da Teoria das Cores, para compreender a influência das cores nas emoções e nos sentidos de quem a percebe.

Como conhecemos muito mais sentimentos do que cores, é possível que uma mesma cor possa causar diferentes efeitos, às vezes até mesmo contraditórios, por exemplo, um mesmo tom de vermelho pode ser associado a algo erótico ou chocante, inoportuno ou nobre. Pode ainda representar o amor, a paixão, a raiva e o diabo. Assim, todas as cores possuem significados próprios e seu efeito pode ser determinado pelo contexto.

Estudos relatam que, dentre todas as cores, o azul é a preferida de 46% dos homens e 44% das mulheres, seja para automóveis, roupas ou ambientes. A razão para ser uma cor tão querida são as características, emoções e sentimentos positivos associados a ela. Veja os significados atribuídos e simbolismos por trás de algumas cores:

  • Azul: é considerada a principal cor das virtudes intelectuais como a inteligência, a ciência e a concentração. Aumenta a produtividade e é ideal para pintar ambientes de trabalho como escritórios e fábricas. Também pode se referir ao mérito, a paz, o prático, o técnico, a independência, a esportividade, o frio, o passivo, o tranquilo e o confiável, o bem estar, a qualidade de vida biopsicossocial e, para muitas religiões, os deuses.
  • Vermelho: duas associações principais são feitas com o vermelho - vermelho como fogo e vermelho como sangue. Possui significado atrelado à existência em todos os tempos e culturas. Também é considerada a cor da paixão, da irritação, do estresse, da vergonha e excitação.
  • Verde: o verde está relacionado à consciência ambiental, ao amor à natureza e à recusa de uma sociedade dominada pela tecnologia. Além disso, é considerado uma cor agradável que simboliza a natureza, a saúde e o símbolo da vida em seu mais amplo sentido, não apenas relacionado aos seres humanos mas a tudo o que vive e cresce.
  • Rosa: simboliza a força dos fracos, o charme, a cortesia e a amabilidade.
  • Roxo: cor de sentimentos ambivalentes, muito rejeitada pelas pessoas. É considerada a união entre o masculino e o feminino, da sensualidade e da espiritualidade.
  • Amarelo: simboliza o sol, a luz e o outro, sendo a cor do otimismo, da iluminação e do entendimento.
  • Preto: mais utilizado por jovens do que idosos, o preto representa o fim, a ausência de luz e também pode ser considerada a cor do luto.
  • Branco: dentro da simbologia, o branco é a mais perfeita das cores pois não existem concepções com significado negativo associadas a ela. Representa o bem, a verdade, a perfeição, o ideal e a honestidade.

Associações culturais

Um exemplo de associação cultural às cores é a cor branca, que no Ocidente pode ser associada à pureza e à alegria, sendo muito usada por noivas no dia de seu casamento. Já no Oriente, a cor branca simboliza a morte e a dor, sendo o vermelho a cor convencional para o vestido de noiva.

As crianças são mais atraídas por cores vivas, principalmente pelas cores de seus brinquedos, sendo que os adolescentes muitas vezes rejeitam o uso de cores e optam pelo preto como uma forma de chocar, protestar e associar-se a grupos específicos. À medida que envelhecem, muitas pessoas passam a adquirir o hábito de preferir cores mais neutras, influenciadas pelos fatores culturais, principalmente em idosos.

Cores e ambientes

A cor é um dos importantes determinantes da forma como as pessoas se relacionam com o ambiente e com o que ele transmite. Sua importância em interiores se tornam evidentes, já que dois terços da vida humana passamos dentro de ambientes internos.

As cores influenciam o dia a dia, o comportamento, contribui para alterar o estado de espírito das pessoas e também podem ser utilizadas para fins específicos, já que diante delas as pessoas podem ser mais receptoras e pacíficas. Pode influenciar a compra de uma determinada roupa ou ser motivo para redecorar o ambiente, além de ser muito explorada para fins de marketing, comunicação e propaganda.

E você, leva em consideração os elementos que promovem mais saúde em sua vida? Venha para o Aliviamente! Aqui nossos profissionais estão qualificados para ajudá-lo a conquistar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista hoje mesmo e veja os resultados em você!

Referências:

HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Editora Olhares. 1ª edição. 2021.

VITTER, G.P. & RAMOS, O.A. Influência das cores na motivação para leitura das obras de literatura infantil. Psicol. Esc. Educ. 2008;12(1).

ZYLBERGELEDJ, R. A influência das cores nas decisões dos consumidores. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2017.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados