Tipos de psicoterapia

13/07/2021 às 18:52 Dicas

Tipos de psicoterapia

A psicoterapia se diferencia de outras formas de ajuda para resolver problemas pessoais. vamos ver como cada uma funciona?

O que é psicoterapia?

A psicoterapia é um método de tratamento mediante o qual um profissional treinado, valendo-se de meios psicológicos, tais como a comunicação verbal e a relação terapêutica, por meio das quais realiza deliberadamente, uma variedade de intervenções com o intuito de influenciar um cliente ou paciente, auxiliando-o a modificar problemas de natureza emocional, cognitiva e comportamental.

É um tipo de tratamento primariamente interpessoal, baseado em princípios psicológicos, que envolve um profissional treinado e um paciente ou cliente portador de um transtorno mental, problema ou queixa, para o qual solicita ajuda.

Ao longo das sessões, o psicoterapeuta formula um tratamento, orientação ou acompanhamento com o objetivo de modificar o transtorno, problema ou queixa, que é adaptado a cada paciente ou cliente em particular. Dessa forma, não há psicoterapia sem a interação face a face. Por isso, se diferencia de outras modalidades de tratamento por ser muito mais uma atividade colaborativa entre paciente e terapeuta do que uma ação predominantemente unilateral, como em outros tratamentos médicos.

Características da psicoterapia

Existem algumas características da psicoterapia, tais como:

  • É um método de tratamento realizado por um profissional treinado, com o objetivo de reduzir ou eliminar o problema, queixa ou transtorno definido pelo paciente ou cliente, que busca por vontade própria a ajuda.
  • O terapeuta utiliza-se de meios psicológicos como forma de influenciar o cliente ou paciente.
  • É realizada em um contexto primariamente interpessoal, ou seja, numa relação terapêutica.
  • É uma atividade eminentemente colaborativa entre paciente e terapeuta.

Existem diversos tipos de psicoterapias que se distinguem de acordo com seus objetivos e fundamentos teóricos, bem como quanto à frequência das sessões, o tempo de duração, o treinamento exigido dos terapeutas e às condições pessoais que cada método exige de seus eventuais candidatos.

Abrangência

O termo psicoterapias abrange desde as psicoterapias breves de apoio ou intervenções em crise e dificuldades momentâneas, até as formas mais complexas como a psicanálise ou a teoria de orientação analítica, que se dedicam a modificar aspectos mais ou menos amplos da personalidade.

Cada uma busca alcançar objetivos específicos, mas em geral se busca promover o insight, que é considerado o principal ingrediente terapêutico. Para as terapias comportamentais, são as novas aprendizagens, para as cognitivas é a correção de pensamentos e crenças disfuncionais, para as terapias familiares é a mudança de fatores ambientais ou sistêmicos, e para as terapias de grupo é o uso de fatores grupais.

Tipos de psicoterapia

Existem diversos tipos de psicoterapias, no entanto, todas são realizadas no contexto de uma relação de confiança emocionalmente carregada em relação ao terapeuta, todas ocorrem em um contexto terapêutico, no qual o paciente acredita que o terapeuta é capaz de ajudá-lo e o confia o objetivo a ser alcançado e, por fim, em todas existe um esquema conceitual que provê uma explicação plausível para o desconforto, sintoma ou problema, e um procedimento para ajudar o paciente a resolvê-los. Todas as psicoterapias estão voltadas para um olhar biopsicossocial do ser humano e visam ampliar seu autoconhecimento. Vamos ver abaixo alguns tipos de psicoterapias:

  1. Psicanálise ou psicoterapia de orientação analítica

O termo psicanálise diz respeito a um conjunto de teorias psicológicas sobre o funcionamento mental, a formação da personalidade e os aspectos do caráter, tanto os considerados normais como os patológicos. Este método psicoterápico propõe efetuar modificações no caráter por meio da obtenção de insights mediante a análise sistemática das defesas, na chamada neurose de transferência.

A psicanálise busca formas de acessar os conteúdos mentais inconscientes, tais como a associação livre, a interpretação dos sonhos e a análise da transferência. De acordo com a psicanálise, o mundo interno é caracterizado por conflitos entre o id, o ego e o superego, conflito manifesto pela ansiedade que mobiliza mecanismos de defesa do ego. Os sintomas representam soluções de compromisso entre a expressão plena dos impulsos ou sentimentos e sua repressão pelos mecanismos de defesa que moldam o caráter da pessoa.

O psicanalista se coloca em uma atitude de curiosidade e ouvinte atento, de tempos em tempos interrompe as associações livres do paciente para observar determinadas conexões entre os fatos da sua vida mental ou interpretação, que passam despercebidas e parar para refletir sobre o seu significado subjacente (inconsciente).

  1. Análise comportamental

A análise comportamental se baseia na teoria e no princípio da aprendizagem para explicar o surgimento, a manutenção e a eliminação dos sintomas. A partir desses princípios surgiram as técnicas do condicionamento clássico, o condicionamento operante, a aprendizagem social e a habituação, que serão observados pelo psicoterapeuta.

A partir da avaliação detalhada dos problemas do paciente e as situações nas quais se manifestam, bem como os fatores que os estão mantendo, a análise comportamental faz a identificação dos sintomas (comportamentos) e a partir daí é proposto um tratamento que é entendido como uma nova aprendizagem. Técnicas como exposição programa, prevenção de respostas, modelação do comportamento, reforço positivo e reforço negativo , extinção de comportamentos, entre outras podem ser aplicadas.

  1. Terapia cognitivo-comportamental

A psicoterapia cognitivo-comportamental tem o foco de avaliar os pensamentos e sentimentos do paciente, buscando identificar crenças centrais que podem estar criando problemas no funcionamento do indivíduo. As sessões geralmente são breves e consistem em um processo colaborativo entre terapeuta e paciente, visando auxiliar o paciente a usar seus próprios recursos para identificar erros de lógica, pensamentos e crenças distorcidas para corrigi-los na geração de pensamentos alternativos.

  1. Humanismo

A psicoterapia humanista surgiu como uma reação do determinista dominante nas outras práticas psicoterapêuticas, ensinando que o ser humano possui em si uma força própria de autorrealização, que o conduz ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável. A escuta ativa, a ausência de julgamento e o foco no ser humano são as suas principais características.

Como escolher o tipo de psicoterapia para você?

A escolha da psicoterapia depende do problema, demanda ou sintoma que tem por objetivo eliminar ou atenuar. Caso o foco seja em questões de personalidade e mudanças no caráter, a psicanálise pode ser indicada, ao passo que quando se pretende parar de fumar, as psicoterapias cognitivas e comportamentais são as mais indicadas.

A sugestão é verificar como cada abordagem lida com cada questão e como o terapeuta irá atuar com você na sessão. Além disso, é sempre interessante fazer uma sessão para verificar como se sente e, dessa forma, verificar se, na sua opinião, o terapeuta poderá ou não ajudá-lo.

E você, ficou curioso para testar as abordagens psicoterapêuticas? Venha para o Aliviamente! Aqui nós temos profissionais qualificados para ajudá-lo a alcançar mais saúde mental e qualidade de vida. Consulte um psicanalista e veja os resultados hoje mesmo!

Referência:

CORDIOLI, A.V. et al. Psicoterapias: abordagens atuais. 3ª edição. Editora Artmed. 2008.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados