O que é reforço positivo?

19/11/2023 às 20:31 Dicas

O que é reforço positivo?

O que faz com que certos comportamentos se repitam com frequência? Existe uma forma realmente eficiente de aumentar comportamentos positivos? A resposta a estas duas perguntas pode estar em uma técnica conhecida como reforço positivo.

Quando criança, muito provavelmente esta técnica foi utilizada pelos seus pais para incentivá-lo a realizar alguma tarefa que você não queria, como arrumar o seu quarto ou fazer a lição de casa, com a promessa de ganhar algo em troca, seja dinheiro, um doce, um brinquedo, etc.

Para além da infância, o reforço positivo pode ser uma técnica muito poderosa no contexto profissional, sobretudo para gestores e líderes, e também no desenvolvimento pessoal, uma vez que facilita a adoção de comportamentos e hábitos saudáveis.

“O reforço positivo é uma técnica muito poderosa que consiste em recompensar e incentivar comportamentos desejáveis por meio do reconhecimento, elogios, recompensas ou estímulos positivos”

Vamos entender mais sobre esta técnica? Prossiga com a sua leitura!

O que é o reforço positivo?

O reforço positivo é uma estratégia de modificação de comportamento baseada na psicologia do condicionamento operante.

Ele envolve a apresentação ou adição de um estímulo positivo (recompensa ou consequência agradável) após a ocorrência de um comportamento desejado, com o objetivo de aumentar a probabilidade de que esse comportamento se repita no futuro.

A ideia por trás da técnica é simples: quando uma pessoa ou animal é recompensado por um comportamento específico, ela tende a associar esse comportamento com coisas agradáveis, o que torna mais provável que repita esse comportamento no futuro, em busca de mais recompensas.

O reforço positivo pode ser aplicado de diferentes formas, dependendo do contexto e das necessidades individuais. Vejamos algumas formas:

  • Reforço Positivo Contínuo: Nesse método, o comportamento desejado é reforçado todas as vezes que ocorre. Por exemplo: elogiar uma criança sempre que ela compartilha seus brinquedos com os outros.

  • Reforço Positivo Intermitente (ou Parcial): Nesse caso, o comportamento desejado é reforçado apenas em algumas vezes em que ocorre, por exemplo: Reforçar um cachorro com petiscos após fazer um truque bem-feito algumas vezes, mas não todas às vezes que ele executa o truque.

  • Reforço Social: Envolve fornecer elogios, atenção ou reconhecimento positivo para reforçar o comportamento desejado, por exemplo: Cumprimentar um colega de trabalho e agradecer quando ele ajuda com uma tarefa.

  • Reforço Material: Consiste em oferecer recompensas materiais ou tangíveis como forma de reforçar o comportamento. Por exemplo: Dar uma barra de chocolate para uma criança que arrumou seu quarto.

  • Reforço Token: Nesse caso, são utilizadas "fichas" ou símbolos que representam recompensas a serem trocadas posteriormente. Exemplo: Dar um selo para um aluno a cada vez que ele completar suas tarefas escolares, e permitir que ele troque os selos por um brinquedo no final da semana.

Os benefícios desta técnica

Como já bem compreendido, o reforço positivo aumenta a probabilidade de que comportamentos desejados ocorram com mais frequência. Mas, existem outros benefícios que podem ser colhidos a partir da aplicação desta técnica; vejamos!

Estabelecimento de hábitos saudáveis

Ao reforçar comportamentos desejados, o reforço positivo ajuda a criar hábitos positivos a longo prazo. Com o tempo, os comportamentos reforçados tornam-se mais automáticos e naturais para o indivíduo.

Fortalecimento de relacionamentos e melhoria do ambiente social

O uso de reforço positivo nas interações sociais ajuda a fortalecer os relacionamentos, pois as pessoas tendem a responder positivamente a elogios, reconhecimento e recompensas.

Em ambientes como escolas, locais de trabalho e comunidades, esta técnica tende a criar um ambiente mais positivo e acolhedor. Isso pode levar a um aumento da motivação, cooperação e respeito mútuo entre as pessoas.

Redução de comportamentos indesejados

Uma das formas de reduzir comportamentos indesejados é reforçar comportamentos alternativos e desejados. Quando um comportamento adequado é reforçado, comportamentos inadequados tendem a diminuir ao longo do tempo.

Redução do uso de punições severas

O uso excessivo de punições severas pode levar a efeitos negativos, como medo, ansiedade, comportamentos agressivos, além de gerar trauma psicológico. O reforço positivo oferece uma abordagem mais gentil e eficaz para moldar comportamentos desejados sem recorrer a punições.

Maior motivação intrínseca

Quando as pessoas são reforçadas positivamente, elas podem desenvolver motivação intrínseca para realizar as tarefas, pois passam a associar os comportamentos com sentimentos de satisfação e realização pessoal.

Gostou de conhecer mais sobre o reforço positivo? Aprenda a identificar situações e momentos que em você pode aplicá-lo para adquirir comportamentos e hábitos mais saudáveis para a sua vida, e, se sentir necessidade, busque ajuda de profissionais especializados para auxiliá-lo. 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os direitos reservados